PUBLICAÇÃO DO CAPÍTULO ESCRITO POR MIM E INTITULADO "A EDUCAÇÃO PROGRESSIVA E A CONTRIBUIÇÃO DE ANÍSIO TEIXEIRA PARA O USO DA METODOLOGIA DE PROJETOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE HISTÓRIA" NA OBRA EM VERSÃO IMPRESSA E DIGITAL* (E-BOOK) "EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM PERSPECTIVA: CONTRIBUIÇÕES E OLHARES INTERDISCIPLINARES"

Venho mui respeitosamente compartilhar com os leitores deste blog o capítulo de livro escrito por mim e publicado na obra "Educação brasileira em perspectiva: contribuições e olhares interdisciplinares" pela Editora Pimenta Cultural, intitulado "A educação progressiva e a contribuição de Anísio Teixeira para o uso da metodologia de projetos educativos no ensino de História". Esta obra é totalmente gratuita em sua versão digital (E-Book), podendo ser acessada através seguinte endereço eletrônico:
Influenciado pela corrente pedagógica da educação progressiva criada nos Estados Unidos, em princípios do século XX, por John Dewey e William Kilpatrick, Anísio Teixeira foi o responsável por trazer para o Brasil a proposta de projetos educativos para a Educação Básica. Trata-se de uma metodologia importante para a aprendizagem significativa do conhecimento disciplinar e o desenvolvimento da autonomia intelectual dos estudantes no ensino de História, como se pode observar no seu emprego para o estudo sobre o patrimônio cultural de uma determinada cidade ou região. Neste caso, os projetos educativos possibilitam ao aluno tornar-se um sujeito ativo na construção do seu conhecimento, interagir com os demais colegas e construir coletivamente saberes durante o processo de ensino e aprendizagem e compreender e valorizar as especificidades e identidades de diversos grupos sociais e étnico-raciais.
Para se investigar e refletir sobre temas relacionados à educação escolar é preciso ter em mente, não apenas os determinantes históricos, sociais e demandas legais, mas, sobretudo, o devido e necessário tratamento dado a ela, antes, durante ou após a uma pandemia. Por isso, os autores da obra organizada pela Profa. Dra. Cristiana Barcelos da Silva têm a intenção de trazer ideias interdisciplinares e questionamentos que estimulem o debate a respeito do ensino, da aprendizagem e das políticas educacionais. A obra é um convite ao pensamento reflexivo, holístico e contextual em torno da necessidade real de análise de aspectos da educação.
Referência:
PINTO, Jorge Eschriqui Vieira. A educação progressiva e a contribuição de Anísio Teixeira para o uso da metodologia de projetos educativos no ensino de História. In: SILVA, Cristiana Barcelos da (Org.). Educação brasileira em perspectiva: contribuições e olhares interdisciplinares. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021,v. 1, p. 231-250.



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