PLANEJAMENTO E AÇÃO PEDAGÓGICA: DIMENSÕES TÉCNICAS E POLÍTICAS DO PLANEJAMENTO
Todo planejamento deve retratar a prática pedagógica da escola e do professor. No entanto, a história da educação brasileira tem demonstrado que o planejamento educacional tem sido uma prática desvinculada da realidade social, marcada por uma ação mecânica, repetitiva e burocrática, contribuindo pouco para mudanças na qualidade da educação escolar. As duas dimensões que constituem o planejamento são:
(1) Dimensão política - toda ação humana é eminentemente uma ação política. O planejamento não pode ser uma ação docente encarada como uma atividade neutra, descompromissada e ingênua. Mesmo quando o docente "não" planeja, ele traduz uma escolha política. A ação de planejar é carregada de intencionalidades. Por isso, o planejamento deve ser uma ação pedagógica comprometida e consciente.
(2) Dimensão técnica - o saber técnico é aquele que permite viabilizar a execução do ensino. É o saber fazer a atividade profissional. No caso da prática do planejamento educacional, o saber técnico determina a competência para organizar as ações que serão desenvolvidas com vista à aprendizagem dos alunos. Cabe ao professor saber fazer, elaborar e organizar a prática docente.
Referência:
FRANÇA, SIRLENE CARVALHO ROCHA. Planejamento: ação pedagógica essencial. Ananindeua: Itacaiúnas, 2016.
Comentários
Postar um comentário
Evitar comentários que: (1)sejam racistas, misóginos, homofóbicos ou xenófobos; (2) difundam a intolerância política; (3) atentem contra o Estado Democrático de Direito; e (4) violem a honra, dignidade e imagem de outras pessoas. Grato pela compreensão.