PUBLICAÇÃO DO ARTIGO "CIDADANIA E ENSINO DE HISTÓRIA NO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO" NA EDIÇÃO ATUAL DA REVISTA HISTÓRIA SÃO PAULO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP)

Venho mui respeitosamente compartilhar com os leitores deste blog um artigo escrito por mim e publicado na Revista História São Paulo da Universidade Estadual Paulista (UNESP), intitulado "Cidadania e Ensino de História no Currículo Oficial do Estado de São Paulo". Este artigo analisa como a questão da cidadania e possíveis aspectos relacionados a esse tema (a construção de identidades, a diversidade, o direito à memória, a aprendizagem significativa, as práticas avaliativas inclusivas, etc.) repercutem nos princípios norteadores, nos fundamentos para o ensino de História, na metodologia de ensino e aprendizagem, no estabelecimento das competências e habilidades esperadas em cada etapa da vida escolar e na organização dos conteúdos na grade curricular presentes no Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias para o ensino dessa disciplina na educação básica. Trata-se de uma repercussão relevante no programa curricular devido à sua influência no cotidiano das atividades didáticas desenvolvidas em sala de aula e à importância da disciplina para a constituição da identidade do discente e a sua formação enquanto cidadão atuante e agente transformador da realidade à medida que aborda os acontecimentos históricos como resultado das ações de todos os homens e não apenas de “grandes personagens” (governantes, diplomatas, generais, etc.) e os direitos políticos, sociais e civis como produto de demandas, negociações, lutas e conquistas de diversos grupos e movimentos sociais ao longo do tempo.
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