PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

1. O que é planejamento?
O planejamento é um processo de sistematização e organização das ações pedagógicas. É um instrumento da racionalização do trabalho pedagógico que articula a atividade escolar com os conteúdos do contexto social.

O ato de planejar está presente em todos os momentos da vida humana. A todo momento as pessoas são obrigadas a planejar, a tomar decisões que, em alguns momentos, são definidas a partir de improvisações. Em outros, são decididas partindo de ações previamente organizadas.

Planejamento é um processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, na busca da melhoria do funcionamento do sistema educacional. Como processo o planejamento não acontece num momento do ano, mas a cada dia. A realidade educacional é dinâmica. Os problemas e as reinvidicações não têm instante e nem lugar para se manifestarem. Assim, decide-se a cada dia e cada hora.

Planejamento é um processo de tomada de decisão sobre uma ação. Processo que num planejamento coletivo e participativo envolve busca de informações, elaboração de propostas, encontro de discussões, reunião de decisão e avaliação permanente.

Planejamento é um processo de reflexão, de tomada de decisão. Enquanto processo, ele é permanente.

Em síntese, o planejamento é uma tomada de decisão sistematizada, racionalmente organizada sobre a educação, o educando, o ensino, o educador, as disciplinas, os conteúdos, os métodos e técnicas de ensino, a organização administrativa da escola e a comunidade escolar.
2. O termo planejamento como um conceito termo ambíguo
O significado do termo "planejamento" é muito ambíguo, mas no seu uso trivial ele compreende a ideia de que sem um mínimo de conhecimento das condições existentes numa determinada situação e sem um esforço de previsões das alterações possíveis desta situação nenhuma ação de mudanças será eficaz e eficiente, ainda que haja clareza dos objetivos desta ação. Neste sentido trivial, qualquer indivíduo razoavelmente equilibrado é um planejador.

Não há uma "ciência do planejamento" nem mesmo existem métodos de planejamentos gerais e abstratos que possam ser aplicados a tantas variedades de ações sociais e educacionais, principalmente se considerar-se a natureza política, histórica, cultural, econômica, etc.

3. Os níveis de organização do planejamento da educação
O planejamento da educação é composto por diferentes níveis de organização. Assim, pode-se pensar no Planejamento do Sistema de Educação, que corresponde ao planejamento da educação em âmbito nacional, estadual e municipal. Este planejamento elabora, incorpora e reflete as políticas educacionais.

O planejamento global da escola corresponde às ações sobre o funcionamento administrativo e pedagógico da instituição de ensino. Para tanto, este planejamento necessita da participação do conjunto da comunidade escolar. Nos dias atuais, em que o trabalho pedagógico tem sido solicitado em forma de projeto, o planejamento escolar pode estar contido no Projeto Político Pedagógico (PPP) ou no Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE).

O planejamento curricular é a organização da dinâmica escolar. É um instrumento que sistematiza as ações escolares do espaço físico às avaliações da aprendizagem.

O planejamento de ensino envolve a organização das ações dos educadores durante o processo de ensino, integrando professores, coordenadores e alunos na elaboração de uma proposta de ensino, que será projetada para o ano letivo e constantemente avaliada.

O planejamento de aula organiza ações referentes ao trabalho na sala de aula. É o que o professor prepara para o desenvolvimento da aprendizagem dos seus alunos coerentemente articulado com os planejamentos curricular, escolar e de ensino.

Referências:
AZANHA, José Mário. Política e Planos de Educação no Brasil: alguns pontos para reflexão. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 85, p. 70-78, 1993.

KENSKI, Vani Moreira. Avaliação da aprendizagem. In: VEIGA, Ilma Passos de Alencastro (Org.). Repensando a Didática. 10. ed. Campinas: Papirus, 1995.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

SOBRINHO, José Amaral. Reflexões sobre os planos decenais municipais de educação. São Paulo: Vozes, 1994.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Politico-Pedagógico. 24 ed. São Paulo: Cadernos Pedagógicos do Libertad, 2012.



Comentários

TEXTOS MAIS LIDOS