PUBLICAÇÃO DO ARTIGO "ANÍSIO TEIXEIRA, CURRÍCULO, ESTUDO DA CULTURA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NAS ESCOLAS" NO NÚMERO ESPECIAL (V. 8 N. 28), DOSSIÊ OS MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DA REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ENSINO INTERDISCIPLINAR - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO ( POSENSINO) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)*
Este artigo analisa a relevância do estudo da cultura nos programas curriculares da educação básica para a construção de identidades no pensamento de Anísio Teixeira. Para o educador, os currículos escolares nacionais devem ser constituídos, de um lado, por uma parte fixa na qual são abordados os conteúdos resultantes do conhecimento produzido ao longo da história da humanidade e, de outro, por uma parte variável que inclui saberes referentes às diversas culturas locais presentes no Brasil. Para a realização desta análise, adotou-se um estudo qualitativo sobre a concepção anisiana de currículo como peça viva do sistema escolar adaptada à realidade nacional e local e à demanda social pela valorização da pluralidade cultural e da constituição de identidades.
Comentários
Postar um comentário
Evitar comentários que: (1)sejam racistas, misóginos, homofóbicos ou xenófobos; (2) difundam a intolerância política; (3) atentem contra o Estado Democrático de Direito; e (4) violem a honra, dignidade e imagem de outras pessoas. Grato pela compreensão.