O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
1. O que são recursos de ensino?
A mídia pode ser inserida na educação básica por meio dos recursos de ensino, que são elementos que compõem o ambiente de aprendizagem, proporcionando ao aluno o estimulo à aprendizagem.
2. Quais elementos são considerados como recursos de ensino?
Além do docente, podem ser considerados como recursos de ensino todos os tipos de mídias utilizadas em sala de aula, como por exemplo, revistas, livros, mapas, fotografias, gravações, filmes, entre outros.
3. Qual a importância da utilização dos recursos de ensino?
A utilização de recursos de ensino reduz o nível de abstração dos alunos, uma vez que eles veem na prática o que estão aprendendo na escola. Ademais, podem relacionar o conteúdo aprendido com fatos e fenômenos do cotidiano. Dessa maneira, é mais fácil para os estudantes absolverem as matérias escolares.
O ensino verbalizado caracterizado pelo uso de palavras sem vínculo com a experiência dos alunos não deve mais ser utilizado pelo professor. As crianças e os jovens aprendem mais quanto mais os conteúdos escolares tiverem relação direta com a realidade vivenciada além do espaço físico da sala de aula.
4. Objetivos do uso dos recursos de ensino
* Motivar e despertar o interesse dos alunos;
* Favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação;
* Visualizar ou concretizar os conteúdos da aprendizagem;
* Oferecer informações e dados;
* Permitir a fixação da aprendizagem;
* Ilustrar noções mais abstratas;
* Desenvolver a experimentação concreta.
Para a utilização adequada dos recursos de ensino faz necessária a atenção aos seus objetivos, eficácia e função em relação ao conteúdo ensinado. Podem contribuir para um melhor aprendizado das matérias, por exemplo, a utilização de recursos de ensino midiáticos como o computador e a internet. Por meio deles, além de conhecer novas tecnologias, o aluno pode também interagir com o mundo e novas informações.
As crianças e os jovens buscam algo novo e atrativo e a educação deve acompanhar tal busca. Todavia, não basta apenas usar a tecnologia no ambiente de ensino/aprendizagem. É importante também a revisão da utilização que se faz de diferentes tecnologias enquanto estratégias, tendo o educador a clareza quanto à função do que usa como recurso de ensino em sala de aula. Afinal, não basta trocar o livro didático por um computador se, na prática, o docente não promove a inclusão do aluno no que diz respeito aos processos de aprendizagem.
5. O computador como tecnologia da informação e o seu uso na educação básica
O computador é considerado uma tecnologia da informação devido à sua grande capacidade na solução de problemas relacionados ao armazenamento, à organização e à produção de informação em várias áreas do conhecimento. Tal tecnologia pode ser usada de várias formas na escola, como por exemplo, programas de exercício-e-prática, jogos educacionais, programas de simulação, linguagem de programação, entre outros, despertando-se assim no aluno um grande interesse durante o processo de ensino-aprendizagem.
O computador não deve ser encarado pelo educador como um instrumento que ensina o educando, mas sim como uma ferramenta através da qual este desenvolve algo e, portanto, o aprendizado ocorre pelo fato de estar executando uma tarefa por intermédio deste recurso de ensino. O processo de interação torna-se mais agradável com a presença da multimídia na aprendizagem, pois em tal momento o aluno está descobrindo o novo.
Referências:
GAGNÉ, Robert. Como se realiza aprendizagem. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1971.
VALENTE, José Armando. Por que o computador na educação. In: ______________ (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993, p. 24-44.
Comentários
Postar um comentário
Evitar comentários que: (1)sejam racistas, misóginos, homofóbicos ou xenófobos; (2) difundam a intolerância política; (3) atentem contra o Estado Democrático de Direito; e (4) violem a honra, dignidade e imagem de outras pessoas. Grato pela compreensão.