PUBLICAÇÃO DO CAPÍTULO DE LIVRO "A TRANSFORMAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM TECNOLOGIA DA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS EM TEMPOS DE PANDEMIA" NA OBRA "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PANDEMIA: DO MEDO À OUSADIA"*
A necessidade da adoção do ensino remoto durante o período da pandemia evidenciou para a sociedade a importância de uma política pública educacional de universalização do acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação, a aquisição de uma literacia digital e informacional por alunos e professores para a utilização dos recursos tecnológicos enquanto objetos de aprendizagem e a desconstrução de uma cultura escolar de resistência e/ou perspectiva equivocada sobre as TIC na educação básica para transformá-las em Tecnologias de Aprendizagem e Conhecimento. Um ponto de partida para o sucesso desta política seria a elaboração de um plano nacional para a implantação de um Programa de Informática Educacional a partir de um amplo debate entre todos os agentes sociais envolvidos direta e indiretamente na educação do país. Este capítulo trata das Tecnologias da Informação e Comunicação e de como elas se mostraram ainda mais importantes em tempos de pandemia, com destaque para a literacia digital e informacional.
A obra pode ser adquirida através do seguinte endereço eletrônico:
Referência:
PINTO, Jorge Eschriqui Vieira. A transformação das Tecnologias da Informação e Comunicação em Tecnologia da Aprendizagem e Conhecimento nas escolas públicas brasileiras em tempos de pandemia. In: QUINTELA, Ariádne Joseane Félix; PEREIRA, Rosa Martins Costa (Org.). Práticas pedagógicas na pandemia: do medo à ousadia. Jundiaí: Paco, 2022, p. 57-80.
Comentários
Postar um comentário
Evitar comentários que: (1)sejam racistas, misóginos, homofóbicos ou xenófobos; (2) difundam a intolerância política; (3) atentem contra o Estado Democrático de Direito; e (4) violem a honra, dignidade e imagem de outras pessoas. Grato pela compreensão.