A PERSPECTIVA CRÍTICA SOBRE O CURRÍCULO
Ainda há professores/educadores que demonstram compreender o currículo escolar como uma área meramente técnica, passiva e neutra. Por este motivo, o currículo deve possuir uma perspectiva crítica, pois, segundo Antônio Flávio Barbosa Moreira e Tomás Tadeu Silva, "o currículo há muito tempo deixou de ser apenas uma área meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, técnicas e métodos. Pode-se falar agora numa tradição crítica de currículo, guiada por questões sociológicas, políticas e epistemológicas" (MOREIRA; SILVA, 1994, p. 4). As questões relativas ao currículo apenas adquirem sentido dentro de uma perspectiva que as considere em sua relação com questões que perguntem pelo "por que" das formas de organização do conhecimento escolar.
As definições de currículo até o século XIX referiam-se estritamente à matéria. Inserido no campo pedagógico, o termo currículo passou por diversas definições ao longo da História da Educação. Tradicionalmente, o currículo significou uma relação de matérias/disciplinas com o seu corpo de conhecimento organizado numa sequência lógica, com o respectivo tempo de cada uma (grade ou matriz curricular). Esta conotação guarda estreita relação com o "plano de estudos", tratado como o conjunto das matérias a serem ensinadas em cada curso ou série e o tempo necessário reservado a cada uma.
Após o século XIX, o significado de currículo toma outra proporção, o que inclui não apenas o conhecimento escolar, mas também as experiências de aprendizagem. Conforme Antônio Flávio Barbosa Moreira e Vera Maria Candau, "o currículo envolve tanto a construção, quanto o aprimoramento necessário para o desenvolvimento do sujeito" (MOREIRA; CANDAU, 2008, p. 18). O currículo associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com as intenções educativas.
Referências:
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Introdução. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa.; SILVA, Tomás Tadeu. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa.; SILVA, Tomás Tadeu (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.
Comentários
Postar um comentário
Evitar comentários que: (1)sejam racistas, misóginos, homofóbicos ou xenófobos; (2) difundam a intolerância política; (3) atentem contra o Estado Democrático de Direito; e (4) violem a honra, dignidade e imagem de outras pessoas. Grato pela compreensão.