PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

(1) Regulamentos de Ensino:
Os regulamentos de ensino existem como ferramentas que confiabilizam o prosseguimento do processo educativo sistematizado e, por isso, todas as suas ações têm como intento dar suporte aos objetivos que a escola pretende alcançar. Isso denota envergadura para ter uma inserção social analítica e modificadora. Portanto, o propósito da escola é que as crianças e os adolescentes obtenham os conhecimentos produzidos pela humanidade, ampliem as possibilidades para operá-los, transformá-los e redirecioná-los tendo como meta alocar os avanços da civilização a serviço da humanização da sociedade.

(2) Projeto Político-Pedagógico:
Diante disso, o projeto político-pedagógico brota da construção coletiva da educação escolar. Ele é a tradução maior da organização pedagógica que a escola faz de suas finalidades a partir das necessidades que lhe estão colocadas diante dos recursos humanos e materiais. O projeto político-pedagógico ganha coerência e estabilidade à medida que apresenta a realidade na qual se insere, destacando como são organizadas as práticas para trabalhar com sujeitos que atenderão, pois seu enfoque é o eixo principal da organização das práticas pedagógicas que serão adotadas pelo educador.

(3) Currículo:
No âmbito do currículo, há a significação de como se dará a organização do trabalho pedagógico como explicitação do fazer da escola e do professor, mostrando que sucedem ações ordenadas e amparadas por uma filosofia educacional.

(4) O que é organização do trabalho pedagógico?:
Falar de organização remete a um acompanhamento e controle que objetiva detalhar as metas e prioridades dentro do trabalho docente, ou seja, a organização é uma peça chave que está intimamente ligada ao objetivo primordial da escola que é promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças e dos adolescentes. É importante pontuar que a organização do trabalho pedagógico se dá em dois níveis: no da escola como um todo, como seu projeto político-pedagógico, e no da sala de aula, incluindo as ações do professor na dinâmica com seus alunos através de seu planejamento e planos de aulas. Conforme Libâneo, este trabalho é uma atividade global da organização que requer diligência e preparação: "O trabalho docente é uma atividade intencional, planejada conscientemente visando a atingir objetivos de aprendizagem. Por isso precisa ser estruturado e ordenado" (LIBÂNEO, 1994, p. 96).

(5) O que é o planejamento do trabalho pedagógico?:
O planejamento é o instrumento pelo qual se estima o modo de elaborar, executar e avaliar os planos de ensino que organizam o trabalho docente. Porquanto o planejamento norteia as possibilidades do processo de ensino e aprendizagem, constituindo-se, assim, num todo ativo, visto que ao falar de planejamento deve-se inferir como sua característica principal a reflexão. São fatores do sucesso do trabalho docente a viabilidade das ações dispostas no plano de ensino durante o planejamento, que neste contexto é um documento que descreve os procedimentos fundamentais do ensino e as respectivas considerações de controle e projeções indicativas de intervenções diárias realizadas pelos educadores.

A partir da ação docente planejada pode-se problematizá-la, ampliar a compreensão teórica sobre esta, elaborando ações estratégicas compartilhadas para transformá-las. Portanto, a definição da direção política da prática educativa decorre da análise crítica da atual prática educativa, desabrochando numa perspectiva também crítica para o futuro trabalho.

A reflexão no ato do planejamento em si incumbe-se de fixar parâmetros e requisitos, que se destinará ao cidadão que se quer formar dentro da atual conjuntura da sociedade, prevendo quais as aprendizagens realmente significativas e contextualizadas com as quais as crianças e os adolescentes terão acesso e evidenciando propriedades de novos conhecimentos, uma vez que a ação de obtenção do conhecimento deriva da relação sujeito-objeto-conhecimento. Nesse sentido, os aspectos do planejamento são articulados na totalidade das reflexões. Tal premissa do planejamento, ou seja, da organização pedagógica nem sempre é adotada por todos os educadores, é o que se encontra muito no contexto geral da educação, onde profissionais necessitam restaurar sua compreensão da planificação, ainda tida como mera formalidade sistêmica e burocrática, sem ação coesa, que, em linhas gerais, restringe-se num mecanismo nulo.

Em nível pedagógico do sistema educativo, o professor é responsável pela organização do trabalho docente, observando os trâmites da função maior da escola, o de democratizar os conhecimentos construídos pela humanidade ao longo da história.

(6) Avaliação na organização do trabalho pedagógico:
Outro fator essencial na organização do trabalho pedagógico diz respeito à função desempenhada pela avaliação da aprendizagem. Apreender os elementos que compõem a organização pedagógica é algo central na organização do planejamento de ensino, pois trata-se da articulação interna que tais elementos fazem no sentido da necessidade constante de ressignificação das práticas pedagógicas, revendo-se, assim, seus paradigmas e conceitos no movimento da ação-consideração. Diante disso, a avaliação deve ser percebida como estratégia de observação no processo individual, que declara com mais precisão as reais conquistas nas experiências educativas. E não se pauta em comportamentos padronizados, mas em dados relevantes, que encaminham novas oportunidades de desenvolvimento.

(7) Planejamento como um termo que norteia a organização do trabalho pedagógico:
O planejamento é um termo que norteia a organização do trabalho docente, perpassando os eixos de conteúdos, as formas de organização sistêmica seguida pela instituição e as alternativas de avaliação do ensino-aprendizagem. Para compreender melhor todo o procedimento de organização é importante refletir sobre iniciativas de inovação e criatividade a fim de atingir a operacionalização de uma prática pedagógica contextualizada e em conformidade com a realidade de cada criança e adolescente.

Pensar em educação implica ponderar que tipo de trabalho se pretende desenvolver. Nesse sentido, a proposta pedagógica desenvolvida precisa estar voltada à formação integral das crianças e dos adolescentes. Para isso, eles devem ser concebidos como seres históricos e sociais, construtores de conhecimento e cultura e que estão em permanente transformação. As práticas pedagógicas destinadas às crianças e aos adolescentes devem estar sempre em harmonia com a realidade das mesmas.

O trabalho docente deve considerar as manifestações culturais, trazidas pela criança e pelo adolescente, bem como o meio social em que ela está inserida. Essa postura do planejamento valoriza cada indivíduo em suas peculiaridades e acaba por fomentar nele o respeito e a consideração pelo outro, além de propiciar uma aprendizagem significativa bem delineada pelo planejamento/plano da prática docente no cotidiano da instituição.

Referência:
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.




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