A APLICABILIDADE DAS TEORIAS INTERACIONISTAS DE PIAGET, VYGOTSKY, WALLON E AUSUBEL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
(A IMPORTÂNCIA DA PSICOPEDAGOGIA PARA A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNO)
POR JORGE ESCHRIQUI
As teorias do desenvolvimento e da aprendizagem de Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel são consideradas interacionistas porque esses autores partem do pressuposto de que o sujeito é capaz de construir o seu conhecimento por meio da interação com o objeto do conhecimento. Ao contrário da teoria inatista ou apriorística que considera que o ser humano já nasce com o conhecimento, bastando apenas de uma motivação para expressar o conhecimento que já possuía, e do empirismo ou da teoria ambientalista, na qual se insere o behaviorismo ou comportamentalismo de Skinner, que considera o ser humano uma tábula rasa, pois as bases do conhecimento estão nos objetos e em sua observação, podendo ser transmitido de um sujeito para outro por meio de forma oral, escrita, gestual, etc., os autores da corrente interacionista atribuem um papel importante à relação entre as pessoas e dessas com os objetos que a cercam.
Além disso, para Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel, durante o processo de desenvolvimento humano há a interação entre fatores inatos e fatores ambientais, ou seja, tanto o meio quanto o organismo exercem influência entre si. Em outras palavras, os elementos biológicos e sociais não podem ser dissociados. O desenvolvimento intelectual se dá por meio das relações recíprocas do homem com o meio, nas quais à medida que o este age sobre o meio, ele o transforma e se transforma por meio da elaboração de relações entre aquilo que sabe e o que será aprendido.
O convívio social é fator determinante para o desenvolvimento humano e o curso da vida do sujeito pode ser modificado a partir das relações sociais estabelecidas. É na interação contínua com outros seres humanos que a criança desenvolve um repertório de habilidades e passa a participar do mundo simbólico dos adultos por meio do aprendizado da linguagem, compartilhando, assim, a história, os costumes e hábitos de seu grupo social. Portanto, a identidade do sujeito está ligada às interações que estabelece e aos papéis que assume em relação aos demais e estes em relação a ele, papéis que são definidos segundo ideias e valores de seu grupo social.
Comentários
Postar um comentário
Evitar comentários que: (1)sejam racistas, misóginos, homofóbicos ou xenófobos; (2) difundam a intolerância política; (3) atentem contra o Estado Democrático de Direito; e (4) violem a honra, dignidade e imagem de outras pessoas. Grato pela compreensão.