TENDÊNCIAS ATUAIS DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO
Por JORGE ESCHRIQUI
O professor de História deve pautar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos em uma metodologia comparativa entre diversas sociedades, trabalhando com os conceitos de permanência, ruptura, continuidade e mudança de maneira que os alunos possam observar as heranças culturais dos antepassados e perceber as diferenças entre diversos meios e grupos sociais ao longo tempo. Assim, cria-se uma identidade a partir da aproximação de aspectos culturais em comum provenientes do passado (o "nós) e da percepção da diferenciação entre a sociedade atual em que o discente vive e os outros meios sociais em outros tempos (o "outro).
Entretanto, este "outro" não deve ser analisado a partir de uma perspectiva evolucionista, determinista ou anacrônica, na qual o "nós" é percebido como o modelo de civilização, cultura e desenvolvimento econômico e tecnológico e o "outro" é concebido como a barbárie, o atraso personificado ou uma cultura inferior. Pelo contrário, o estudo comparado entre diversas sociedades e culturas ao longo da História deve se fundamentar no respeito às pluralidades culturais (relativismo cultural) de maneira a se evitar cair no anacronismo (olhar para o passado a partir de referenciais culturais e científicos do tempo presente) e se despertar no aluno uma prática de aceitação, convivência e tolerância com aqueles que são considerados "diferentes".
Dessa maneira, a partir de tal metodologia de ensino da História, estimula-se na sala de aula um ambiente propício para a inclusão e o respeito à diversidade cultural, contribuindo o professor de História para a formação de futuros cidadãos que compreendam que uma sociedade democrática tem o seu alicerce político, jurídico e institucional baseados na garantia da igualdade de direitos e deveres entre os seus membros e no respeito à pluralidade, indiferentemente das diferenças físicas, de desenvolvimento cognitivo, condição social, religião, opção sexual, entre outras, que possam haver entre as pessoas.
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