A DIFERENÇA ENTRE PLANEJAMENTO E PLANO NA ÁREA EDUCACIONAL

Por JORGE ESCHRIQUI
* PLANEJAMENTO (plano das ideias): é o processo mental de elaboração de estratégias para a tomada de ações objetivando a aprendizagem dos conteúdos e o desenvolvimento de habilidades e competências por parte dos alunos (centro do processo de ensino-aprendizagem na educação escolar);
* PLANO (plano físico): é o documento escrito oriundo do processo mental de planejamento no qual devem constar as políticas e diretrizes educacionais, metodologias de ensino, objetivos do processo ensino-aprendizagem e conteúdos curriculares presentes numa determinada etapa/nível da vida escolar visando o aprendizado e o desenvolvimento físico, intelectual, cultural e social dos estudantes. É a formalização do processo de planejar.
Os diferentes planejamentos existentes na área educacional têm os seus respectivos modelos de planos, como se pode observar a seguir:
(1) PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: diz respeito à elaboração de estratégias para a obtenção de resultados em avaliações sistêmicas visando a melhoria da qualidade do ensino em escala nacional, estadual e municipal. Trata-se de um planejamento baseado em políticas públicas para a educação que é elaborado pelo Ministério da Educação, pelas Secretarias Estaduais de Educação e pelas Secretarias Municipais de Educação. Os documentos resultantes (planos) do planejamento educacional são o Plano Nacional de Educação (PNE), os Planos Estaduais de Educação (PEE) e os Planos Municipais de Educação (PME);
(2) PLANEJAMENTO ESCOLAR: refere-se à reflexão, preparação, organização e estruturação de objetivos realizadas no âmbito dos estabelecimentos de ensino. O planejamento escolar deve envolver e articular todos os membros da comunidade escolar diretamente envolvidos ou interessados no processo de ensino-aprendizagem dos discentes (gestão democrática da escola), como por exemplo, equipe pedagógica, direção, corpo docente, estudantes, pais e/ou responsáveis, etc. Ademais, esse planejamento deve levar em consideração à realidade em seus múltiplos aspectos (econômica, cultural, social, etc.) da comunidade local na qual está inserida a escola. Os planos resultantes podem ser: (a) o Plano Escolar (geralmente de duração de um ano); (b) o Projeto Político Pedagógico (PPP) ou; (c) a Proposta Pedagógica (que costuma ser uma junção do Plano Escolar com a Projeto Político Pedagógico);
(3) PLANEJAMENTO CURRICULAR: é o processo de elaboração pelos Sistemas de Ensino de previsões sistemáticas e ordenadas de habilidades e competências a serem adquiridas pelos alunos ao longo do trabalho pedagógico com os diversos componentes curriculares. Exemplos de planos oriundos desse planejamento são a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Currículos Oficiais das diversas unidades da federação;
(4) PLANEJAMENTO DE ENSINO: diz respeito às estratégias de ação concreta a serem desenvolvidas pelos professores no cotidiano do chão da sala de aula para o aprendizado efetivo dos conteúdos de cada disciplina e o desenvolvimento de certas habilidades e competências por parte dos estudantes ao final de uma determinada etapa da vida escolar. Em outras palavras, esse tipo de planejamento está relacionado às ações e situações de constante interação entre o professor e os alunos. Nesse caso, há três possíveis tipos de planos: (a) Plano de Ensino (refere-se ao trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor em sua disciplina ao longo de um ciclo ou ano/série escolar); (b) Sequência Didática (diz respeito às estratégias de ensino e objetivos de aprendizagem a serem alcançados durante a abordagem didática de um determinado conteúdo, que pode demandar poucas ou várias aulas) e; (c) Plano de Aula (compreende o assunto e as atividades pedagógicas desenvolvidas pelo docente em um dia de aula).

Resumindo, o plano é um documento utilizado para o registro de decisões do tipo: o que se pensa, como fazer, quando fazer, com que fazer, com quem fazer. Para existir o plano é necessária a discussão (planejamento) sobre fins e objetivos, culminando com a definição dos mesmos, uma vez que somente desse modo é que se pode responder às questões indicadas acima. O plano tem a conotação de produto do planejamento, isto é, aquele é um guia com a função de orientar a prática.
Referência:
SANTOS, Pablo Silva Machado Bispo dos. As dimensões do planejamento educacional: O que os educadores precisam saber. São Paulo: Cengage Learning, 2016.



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