OBJETIVO DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO

Toda ação humana tem um propósito orientado e dirigido em prol daquilo que se quer alcançar. Assim é a ação docente que deve ser realizada em função dos objetivos educacionais.
1) O que são objetivos educacionais?
Os objetivos educacionais orientam a tomada de decisão no planejamento porque são proposições que expressam com clareza e objetividade a aprendizagem que se espera do aluno. São os objetivos que norteiam a seleção e organização dos conteúdos, a escolha dos procedimentos metodológicos e definem o que avaliar.

Os objetivos são finalidades que se pretende alcançar. Retratam os valores e os ideais educacionais, a aprendizagem dos conteúdos das disciplinas e as expectativas e necessidades de um grupo social. Para se articular os valores gerais da educação (concepção de educação) com as aprendizagens dos conteúdos programáticos e as atividades que o professor pretende desenvolver em sua aula, deve-se elaborar os objetivos gerais e os específicos.

2) O que é o objetivo geral?
O objetivo geral expressa propósitos mais amplos acerca da função da educação, da escola, do ensino - considerando as exigências sociais - e do desenvolvimento da personalidade ou profissional dos alunos. Pode-se pontuar os seguintes objetivos gerais que orientam a prática dos professores: (a) A educação escolar deve possibilitar a compreensão do mundo e os conteúdos de ensino e instrumentalizar culturalmente os professores e os alunos para o exercício consciente da cidadania; (b) A escola deve garantir o acesso e a qualidade do ensino a todos, possibilitando o desenvolvimento das capacidades físicas, mentais e emocionais dos professores e alunos; (c) A educação escolar deve formar a capacidade crítica e criativa dos conteúdos das matérias de ensino. Sob a responsabilidade do professor, os alunos desenvolverão o raciocínio investigativo e de reflexão; (d) O percurso de escolarização visa atender à formação da qualidade da vida humana. Professores e alunos deverão desenvolver uma atitude ética frente ao trabalho, aos estudos, à natureza, etc.

3) O que é o objetivo específico?
O objetivo específico expressa as expectativas do professor sobre o que deseja obter dos alunos no processo de ensino. Ao iniciar o planejamento, o professor deve analisar e prever quais resultados ele pretende obter com relação à aprendizagem dos alunos. Esta aprendizagem pode ser da ordem dos conhecimentos, habilidades e hábitos, atitudes e convicções, envolvendo aspectos cognitivo, afetivo, social e motor.

Os objetivos específicos devem estar vinculados aos objetivos gerais e retratar a realidade concreta da escola, do ensino e dos alunos. Correspondem às aprendizagens de conteúdos, atitudes e comportamentos.

Referência:
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1995.



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