POR QUE UTILIZAR TECNOLOGIA EDUCACIONAL?
Todas as áreas da sociedade praticamente têm experimentado uma grande evolução tecnológica. Toda evolução compreende uma mudança na comunicação, nas relações sociais e no processo de ensino e aprendizagem. Todavia, a utilização da Tecnologia Educacional nem sempre é bem recebida - inclusive por educadores. A raiz desta resistência talvez esteja na desinformação sobre as diferentes possibilidades que ela oferece à educação.
1. Motivos para a utilização da Tecnologia Educacional na educação básica: (a) Ampliação do acesso à informação; (b) Automatização de processos de gestão escolar; (c) Estímulo à troca de experiências; (d) Aproximação do diálogo entre professor e aluno; (e) Possibilidade de novas de formas de interação; (f) Melhoria do desempenho dos estudantes.
2. Como o uso da tecnologia digital em sala de aula pode melhorar o desempenho dos alunos:
(a) A tecnologia digital desperta maior interesse e prende a atenção dos alunos: O uso de tecnologia digital na educação contribui enormemente para o engajamento dos estudantes na dinâmica de aula. A mente humana tende a se interessar por novidades. Por este motivo, é importante variar a rotina de estudos, fazer pequenas mudanças no local e experimentar diferentes ferramentas e recursos tecnológicos. Quando se buscam novas formas de ensinar e aprender, coloca-se uma aura de novidade sobre a rotina de estudos, tornando-a mais interessante e prazerosa. Por conseguinte, crescem a atenção e o interesse dos alunos pelo assunto em pauta.
(b) A tecnologia digital auxilia na percepção e resolução de problemas reais: Artigos acadêmicos, discussões na diversos setores da sociedade e documentos oficiais recentes na área da educação (inclusive a Base Nacional Comum Curricular) afirmam que é preciso aproximar o conteúdo estudado da realidade dos alunos. Dar um sentido mais prático às disciplinas escolares, seja por meio da contextualização da informação (aplicação em situações reais e apresentação de casos locais) ou dos meios utilizados para transmiti-la (tecnologias digitais e canais frequentemente utilizados pelas novas gerações), não apenas auxilia na compreensão dos conteúdos, mas também na visualização e resolução de problemas reais que se apresentam no dia-a-dia do estudante.
(c) A tecnologia digital insere os jovens no debate social e contribui para a formação do senso crítico: Uma das principais vantagens da aplicação da tecnologia digital na educação é a possibilidade de acessar informações atualizadas em tempo real. Não é mais preciso aguardar pela atualização do livro didático impresso para se ter acesso a temas contemporâneos, questões recentes de vestibulares, dados atualizados e debates sociais relevantes. Trabalhar com informações hiperatualizadas contribui para inserir o estudante no debate social e desenvolver o seu senso crítico e de argumentação, preparando-o simultaneamente para os desafios da vida social.
(d) A tecnologia digital trabalha a responsabilidade na utilização da internet e dos recursos digitais: A inserção da tecnologia no ambiente escolar ajuda a estabelecer regras de convivência e segurança nos ambientes virtuais. Também é uma oportunidade para trabalhar a responsabilidade no manuseio e na conservação dos equipamentos digitais.
(e) A tecnologia digital contribui para democratizar o acesso ao ensino: O uso da tecnologia digital em sala de aula (na forma de recursos sonoros, visuais e de escrita, por exemplo) pode dar mais autonomia aos estudantes portadores de deficiência e transtornos ou problemas de aprendizagem, ajudando-os a superar limitações e a desenvolver ao máximo o seu potencial.
(f) A tecnologia digital oferece feedback imediato e constante a professores, alunos e responsáveis: Nas escolas que utilizam um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), transferir as tarefas e avaliações para o meio digital é uma maneira de gerar dados de desempenho imediatos para professores, alunos e responsáveis. Dessa maneira, o aluno pode corrigir equívocos enquanto o conteúdo continua "fresco" na memória, em vez de descobrir dias depois (ou apenas no final do bimestre) que, durante todo o tempo, o seu desempenho esteve abaixo do esperado. Ademais, professores e responsáveis acompanham de perto a evolução de cada estudante, intervindo e direcionando os estudos conforme necessário.
(g) A tecnologia digital permite traçar um plano de ensino adequado a cada aluno: A tecnologia digital permite gerar uma grande quantidade de dados educacionais. É possível identificar temas e conceitos nos quais os estudantes apresentam maior facilidade ou dificuldade de compreensão, bem como verificar o desempenho da turma e de cada aluno, individualmente. A análise destes dados dá autonomia para que professores, pais e alunos tracem um plano de ensino personalizado, mais adequado a cada turma e estudante. Também possibilita que o próprio aluno, nas etapas mais avançadas da educação básica, direcione o seu aprendizado para as suas áreas de interesse e da formação que pretende seguir.
Referência:
SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena M. C. da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes (Orgs.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.
Comentários
Postar um comentário
Evitar comentários que: (1)sejam racistas, misóginos, homofóbicos ou xenófobos; (2) difundam a intolerância política; (3) atentem contra o Estado Democrático de Direito; e (4) violem a honra, dignidade e imagem de outras pessoas. Grato pela compreensão.