PUBLICAÇÃO DO CAPÍTULO DE LIVRO "ANÍSIO TEIXEIRA E A PROPOSTA DE INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSOS DIDÁTICOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS" NA OBRA EM VERSÃO DIGITAL "A EDUCAÇÃO ENQUANTO FENÔMENO SOCIAL: UM ESTÍMULO À TRANSFORMAÇÃO HUMANA"
Esta obra é totalmente gratuita, podendo ser acessada através seguinte endereço eletrônico:
https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4891
A partir de 1930, o Brasil deixaria de ter uma sociedade predominantemente rural e uma economia baseada no setor primário-exportador (agrário) para tornar-se cada vez mais um país urbano e marcado pela ampliação dos setores secundário (industrial) e terciário (comércio e serviços). Tal processo passou a exigir cada vez mais dos futuros trabalhadores, sobretudo os das novas indústrias, que, além do domínio básico da leitura, escrita e aritmética ofertado pela escola tradicional, também possuíssem o conhecimento do uso de tecnologias. Nesse sentido, de acordo com Anísio Teixeira, caberia à escola pública adotar as tecnologias de informação e comunicação como recursos didáticos fundamentais para a aproximação dos conteúdos curriculares da nova realidade nacional e a reflexão dos alunos sobre as origens históricas e os reflexos das inovações na vida de cada pessoa e da coletividade. Neste capítulo, pretende-se retomar tal perspectiva deste importante educador para trazer à tona contribuições para a análise da conjuntura atual de pandemia, caracterizada na área educacional pelo fechamento de escolas por medidas de segurança sanitária e pelo debate sobre políticas públicas de inclusão tecnológica dos discentes brasileiros diante da necessidade do ensino remoto, que não pode se tornar em mais um fator de aumento da evasão escolar e defasagem na relação idade-série e, por conseguinte, de aprofundamento das desigualdades sociais.
Referência:
PINTO, Jorge Eschriqui Vieira. Anísio Teixeira e a proposta de incorporação das tecnologias de informação e comunicação como recursos didáticos nas escolas públicas. In: SILVA, Américo Junior Nunes; SUBRINHO, Abinalio Ubiratan da Cruz (Orgs.). A educação enquanto fenômeno social: um estímulo à transformação humana. Ponta Grossa: Atena, v. 5, 2022, p. 146-163.
Comentários
Postar um comentário
Evitar comentários que: (1)sejam racistas, misóginos, homofóbicos ou xenófobos; (2) difundam a intolerância política; (3) atentem contra o Estado Democrático de Direito; e (4) violem a honra, dignidade e imagem de outras pessoas. Grato pela compreensão.