PLANEJAMENTO CURRICULAR
O Planejamento Curricular tem como finalidade orientar o trabalho docente na prática pedagógica da sala de aula. Definir o currículo a ser desenvolvido num ano letivo é uma das tarefas mais complexas da prática educativa e de todo o corpo pedagógico das instituições.
Na perspectiva de José Gimeno Sacristán (2018), planejar o currículo para o seu desenvolvimento em práticas pedagógicas concretas não só exige ordenar os seus componentes para serem aprendidos pelos alunos, mas também prever as próprias condições do ensino no contexto escolar ou fora dele. A função mais imediata que os docentes devem realizar é a de planejar ou prever a prática do ensino.
1. O Planejamento Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs):
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborados por equipes de especialistas ligados ao Ministério da Educação (MEC) na década de 1990, têm por objetivo estabelecer uma referência curricular e apoiar a revisão e/ou a elaboração da proposta curricular dos Estados ou das escolas integrantes dos sistemas de ensino. Portanto, os PCNs são uma proposta do MEC para a eficiência da educação escolar brasileira. São referências a todas as escolas do país para que elas garantam aos estudantes uma educação básica de qualidade. A sua finalidade é propiciar que crianças e jovens tenham acesso aos conhecimentos necessários para a integração deles na sociedade moderna como cidadãos conscientes, responsáveis e atuantes.
2. A escola e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs):
A escola não deve, porém, simplesmente executar o que é estabelecido pelos PCNs, mas interpretar e operacionalizar tais determinações, adaptando-as de acordo com os objetivos que quer alcançar, coerentes com a clientela e de forma que a aprendizagem seja favorecida. Neste sentido, o Planejamento Curricular deve ser funcional, isto é, deve promover não apenas a aprendizagem de conteúdos e habilidades específicas, mas também fornecer condições favoráveis à aplicação e integração desses conhecimentos. Isto é viável por meio da proposição de situações que favoreçam o desenvolvimento das capacidades do aluno para solucionar problemas, muitos dos quais comuns no seu dia-a-dia.
3. Afinal, o que é o Planejamento Curricular?
A previsão global e sistemática de toda ação a ser desencadeada pela escola, em consonância com os objetivos educacionais, tendo por foco o estudante, constitui o Planejamento Curricular. Portanto, este nível de planejamento é relativo à escola. Por meio dele são estabelecidas as linhas mestras que norteiam todo o trabalho pedagógico.
Referências:
COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesus (Org). Desenvolvimento psicológico e educação. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2018.
TURRA, Clódia Maria Godoy et al. Planejamento de ensino e avaliação. 11 ed. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1995.
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