GOOGLE SALA DE AULA (GOOGLE CLASSROOM) E O USO DAS TECNOLOGIAS DA APRENDIZAGEM E DO CONHECIMENTO
O Google Classroom é uma sala de aula virtual para instituições de ensino, professores e alunos que desejam integrar tecnologia no aprendizado. Trata-se de uma ferramenta do Google for Education. Com o Google Classroom é possível o acesso a ferramentas com o objetivo de ensinar, aprender e se conectar com opções que envolvam a gestão, comunicação e organização do setor educacional.
Entre os serviços oferecidos pela Plataforma Google para a área educacional, destacam-se o Meet, a Sala de Aula, os Documentos (Google Docs), as Planilhas (Spreadsheet Google), Gmail, Agenda, Drive e Apresentação.
Por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o Google Classroom leva a sala de aula física para o meio digital, estimulando a comunicação através dos fóruns e chats que proporcionam um espaço para discussões entre educadores e educandos. Ademais, o Google Classroom contribui para o papel ativo do aluno no processo de ensino e aprendizagem, pois possui um espaço colaborativo através de ferramentas, como o Google Docs, que permite a criação colaborativa de trabalhos. A adoção do Google Classroom pode despertar o senso crítico com atividade de colaboração e feedback imediato.
1. Como funciona o Google Classroom?
O uso do Google Classroom é uma forma de armazenar dados em segurança e na nuvem, ter a possibilidade de acessar a plataforma de qualquer equipamento ou localização e possuir ferramentas voltadas para o desenvolvimento de várias habilidades, como por exemplo, Tilt Brush (permite a criação de pintura de elementos em 3D com realidade virtual), Expedições (permite ver através de 900 tours de realidade virtual e mais de 100 tours de realidade aumentada), Google Earth Engine (possibilita experimentar a mesma tecnologia que os pesquisadores usam para ver imagens de satélite) e Science Journal (realiza experimentos científicos com possibilidade de registrar observações e analisar resultados).
2. Ferramentas presentes no Google Classroom:
(a) Meet: reuniões virtuais que podem ser realizadas via computadores ou dispositivos com recurso de áudio e vídeo ; (b) Google Sala de Aula: espaço virtual onde o professor consegue distribuir atividades para os alunos, além de enviar avaliações, notas e feedbacks; (c) Gmail: estabelece a comunicação com o serviço de webmail do Google; (d) Agenda: agenda personalizável pelo usuário em que compromissos, eventos e atividades ficam salvos; (e) Drive: espaço virtual onde fotos, vídeos, documentos e arquivos são disponibilizados em nuvem para mais segurança e evitar perda; (f) Documentos: ideal para a criação de arquivos em texto; (g) Planilhas: ferramenta para a criação de planilhas completas; (h) Apresentação: ferramental ideal para a apresentação de aulas e trabalhos.
3. Como acessar o Google Classroom?
O acesso ao Google Classroom pode ser dividido em: (a) Conta escolar: é criada pela escola credenciada no Google for Education; (b) Conta pessoal: é criada pelo aluno ou pelos pais ou responsáveis e é usada fora do ambiente escolar; (c) Conta do Workspace: é criada pelo administrador da organização ou pela instituição de ensino.
Para usar o Google Classroom em computadores, basta o acesso a um navegador. No caso de dispositivos móveis, o acesso é possível através da instalação de aplicativos disponíveis no Play Store ou App Store.
Os alunos acessam o Google Classroom por um link, código ou convite enviado por e-mail pelo professor. Após estar no Google Classroom, eles recebem todas as notificações de trabalhos e poderão usar as ferramentas de comunicação com o professor e outros estudantes.
4. Como cadastrar as escolas no Google Classroom?
A instituição de ensino deve ser credenciada e reconhecida pelo governo para emitir diplomas de nível fundamental, médio ou superior. A administração escolar deve iniciar a inscrição com a solicitação e confirmação do domínio da instituição. Em seguida, o cadastro passa por uma etapa de análise do Google e pode demorar até 14 dias úteis. Se a instituição de ensino for aprovada, poderá adicionar usuários, configurar aplicativos e acessar os recursos do Google Classroom.
5. Certificação de professores:
A ferramenta Google for Education oferece certificação, válida por três anos, cujo objetivo é habilitar o professor para o uso de todas as ferramentas da Plataforma Google. O curso é dividido em duas etapas:
*Nível 1: treinamento básico com apresentação das ferramentas, acesso, criação da própria rede de aprendizagem, etc.;
*Nível 2: treinamento avançado, abordando como estabelecer processos, curadoria de recursos, personalização das ferramentas, fluxo de trabalho, análise e interpretação do progresso dos alunos, etc.
6. Benefícios do uso do Google Classroom:
*Expansão das formas de aprender (retenção dos conteúdos por meio da leitura, audição, observação e experimentação);
*Construção do aprendizado com discussões dos conteúdos estudados e criação de trabalhos colaborativos;
*Aulas mais atraentes e uso de ferramentas práticas pelos alunos.
Comentários
Postar um comentário
Evitar comentários que: (1)sejam racistas, misóginos, homofóbicos ou xenófobos; (2) difundam a intolerância política; (3) atentem contra o Estado Democrático de Direito; e (4) violem a honra, dignidade e imagem de outras pessoas. Grato pela compreensão.