PUBLICAÇÃO DO ARTIGO "ANÍSIO TEIXEIRA, ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" NA REVISTA PRÁTICAS EDUCATIVAS, MEMÓRIAS E ORALIDADES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)

(Vamos refletir historicamente sobre a importância da universalização do acesso ao ensino público de qualidade no Brasil?)

Venho mui respeitosamente compartilhar com os leitores do meu blog um artigo escrito por mim e publicado na edição atual da Revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades" da Universidade Estadual do Ceará (UECE), intitulado "Anísio Teixeira, escola pública de tempo integral e educação inclusiva". Este artigo analisa a proposta da construção de escolas públicas de tempo integral na produção intelectual e atuação como gestor público de Anísio Teixeira. Para o educador, trata-se de uma política pública essencial para a garantia da educação inclusiva baseada na universalização do acesso a um ensino de qualidade capaz de oferecer uma formação integral a todos os indivíduos. Para a realização desta análise, adota-se um estudo qualitativo sobre a vida e obra de Anísio para a compreensão de suas definições de formação integral e educação inclusiva, o entendimento de seu modelo de organização da escola pública de tempo integral e o exame de suas experiências na implantação do Centro de Educação Popular Carneiro Leão em Salvador e das escolas classe e parque em Brasília. Desse modo, espera-se demonstrar a importância da atuação pública e produção intelectual deste educador para os debates atuais sobre os rumos da educação no Brasil.
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