A FUNÇÃO SOCIALIZADORA DO CURRÍCULO ESCOLAR

1. Conceito de currículo
A palavra currículo deriva do latim "curriculum" (originada do verbo latino "currere", que significa correr) e refere-se ao curso, à rota, ao caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou grupo de pessoas.

2. A função socializadora do currículo
O currículo escolar não pode ser visto e nem compreendido como um "acúmulo" de disciplinas isoladas, fragmentadas, com conteúdos apresentados de modo tradicional e transmitidos sem reflexão pelo professor em sala de aula. O currículo escolar é histórico e vai além de conteúdos e disciplinas. Desse modo, ele deve ser elaborado de forma a oportunizar condições de conhecimentos para os alunos na busca de abranger e atender às diversas realidades sociais existentes de maneira ampla, real, significativa, reflexiva, dinâmica, democrática, inclusiva, ética e moral.

Pensar sobre o currículo é analisar profundamente o sistema educacional, mas também o que o ser humano produziu e continua produzindo ao longo da história. Portanto, é necessário buscar compreender os conhecimentos elaborados e apropriados por todos os membros da sociedade, assim como as diversas culturas existentes, ampliadas gradativamente ou modificadas de geração em geração.

O currículo é transformação, não apenas no que diz respeito a mudar o sentido, de ir por outro caminho, mas de buscar novas alternativas, novas soluções, novas metas e novas conquistas. O currículo consiste em transformar o impreciso em conhecido. Tal fato envolve um processo de ensino-aprendizagem qualitativo.

3. Currículo não é acúmulo de conhecimentos neutros
O currículo nunca é simplesmente uma montagem neutra de conhecimentos, que de alguma forma aparece nos livros didáticos e nas salas de aula. Sempre parte de uma tradição seletiva, da seleção feita por alguém, das visões que algum grupo tem do que seja o conhecimento legítimo. "Ele é produzido pelos conflitos, tensões e compromissos culturais, políticos e econômicos que organizam e desorganizam um povo" (APPLE, 2000, p. 53).

4. A função formativa do currículo
O currículo representa a trajetória que um indivíduo fará ao longo da sua vida escolar, tanto em relação aos conteúdos apropriados, quanto às atividades realizadas sob a sistematização da escola. Neste sentido, "a escolaridade é um percurso para os alunos e o currículo é o seu recheio, conteúdo e guia do seu progresso pela escolaridade" (SACRISTÁN; GÓMEZ, 1998, p. 125).

O currículo deve ter uma função formativa, educativa, social e cultural. O currículo escolar, como prática de transformação da realidade e do conhecimento concreto, precisa ser debatido e refletido constantemente por todos aqueles que compõem a equipe escolar. "Todos os profissionais da escola devem estar preparados para entenderem que o currículo é essencial na práxis pedagógica e na vida escolar, social e cultural dos alunos que chegam até a escola em busca de conhecimentos significativos" (KRUG, 2001, p. 56).

O currículo surge, então, numa dimensão ampla que o entende em sua função socializadora e cultural, bem como forma de apropriação da experiência social acumulada e trabalhada a partir do conhecimento formal que a escola escolhe, organiza e propõe como centro das atividades escolares.

Referências:
APPLE, Michael W. Repensando ideologia e currículo. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA; Tomás Tadeu. Currículo, Cultura e Sociedade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

KRUG, Andréa Rosana Fetzner. Ciclos de Formação: uma proposta transformadora. Porto Alegre: Mediação, 2001.

SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, Péres A.I. Compreender e transformar o ensino. 4º ed. São Paulo: Artmed, 1998.



Comentários

TEXTOS MAIS LIDOS