PLANEJAMENTO ESCOLAR NA SEMANA PEDAGÓGICA
O planejamento escolar adequado deve ser feito na primeira semana de cada ano letivo, mais especificamente, durante a Semana Pedagógica. O objetivo desta semana é basicamente reunir gestores, orientadores, supervisores, coordenadores e corpo docente para planejarem os próximos 200 dias letivos. É o momento de integrar os professores que estão chegando, colocando-os em contato com o jeito de trabalhar do grupo, e, certamente, mostrar os dados da escola para todos os docentes, além de apresentar as informações sobre as turmas para as quais cada profissional lecionará.
1. O que se deve planejar, discutir, elaborar e definir na Semana Pedagógica?
É essencial planejar, discutir, elaborar e definir durante a primeira semana do ano letivo os seguintes aspectos: (a) as diretrizes quanto à organização e administração da escola; (b) as normas gerais de funcionamento da escola; (c) as atividades coletivas do corpo docente; (d) o calendário escolar; (e) o período de avaliações; (f) o conselho de classe; (g) as atividades extraclasse; (h) o sistema de acompanhamento e aconselhamento dos alunos e o trabalho com os pais e/ou responsáveis; (i) as metas da escola e os passos que precisam ser dados durante o ano para atingi-las; (j) os projetos realizados no ano anterior; (k) os novos projetos que serão desenvolvidos durante o ano; (l) os temas transversais que serão trabalhados e distribui-los nos meses; (m) revisar o Projeto Político- Pedagógico (PPP).
2. Por que há uma cultura de descrença na utilidade do Planejamento Escolar?
Conforme Celso dos Santos Vasconcellos na obra "Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Politico-Pedagógico" (2012), há uma cultura escolar de descrença na utilidade do planejamento. O autor aponta que alguns professores consideram impossível dar conta da tarefa por diversos motivos: (a) o trabalho em sala de aula é dinâmico e imprevisível; (b) faltam as condições mínimas, como por exemplo, tempo; (c) existe o pensamento de que nada mudará e, portanto, basta repetir o que já tem sido feito.
Há também aqueles docentes que acreditam na importância do planejamento escolar, mas não concordam com a maneira como é feito.
Referência:
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Politico-Pedagógico. 24 ed. São Paulo: Cadernos Pedagógicos do Libertad, 2012.
Comentários
Postar um comentário
Evitar comentários que: (1)sejam racistas, misóginos, homofóbicos ou xenófobos; (2) difundam a intolerância política; (3) atentem contra o Estado Democrático de Direito; e (4) violem a honra, dignidade e imagem de outras pessoas. Grato pela compreensão.