PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

O planejamento educacional de responsabilidade do Estado deve ser o mais amplo, geral e abrangente e prever a estruturação e o funcionamento da totalidade do sistema educacional. Afinal, ele determina as diretrizes da política nacional de educação.

O planejamento educacional é um processo contínuo que se preocupa com o para o onde ir e quais as maneiras adequadas para se chegar lá, tendo em vista a situação presente e as possibilidades futuras, a fim de que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto as do indivíduo. É um processo de abordagem racional e científica dos problemas da educação, incluindo a definição de prioridades e levando em conta a relação entre os diversos níveis do contexto educacional.

1. Objetivos do planejamento educacional:
Os objetivos do planejamento educacional são: (a) relacionar o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do país, em geral, de cada comunidade, em particular; (b) estabelecer as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos fatores que influenciam diretamente sobre a eficiência do sistema educacional (estrutura, administração, financiamento, recursos humanos, conteúdo, procedimentos e instrumentos); (c) alcançar maior coerência interna na determinação dos objetivos e nos meios mais adequados para atingi-los; (d) conciliar e aperfeiçoar a eficiência interna e externa do sistema.

2. Condição para o planejamento educacional:
É condição primordial do processo de planejamento integral da educação que, em nenhuma hipótese, interesses pessoais ou de determinados grupos possam desviá-lo dos seus fins essenciais que contribuirão para a formação física, emocional e cognitiva do ser humano e para o desenvolvimento cultural, social e econômico do país.

O PNE (Plano Nacional de Educação) é o resultado do planejamento educacional da União. Este documento oficial descreve, dentre outras coisas, as metas para os próximos 10 anos na área educacional brasileira a partir da data da sua apresentação.

Referências:
MENEGOLLA, Maximiliano; SANT´ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar?: Currículo - Área - Aula. 22 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

COARACY, Joana. O planejamento como processo. Revista Educação. 4. ed. Brasília,1972.



Comentários

TEXTOS MAIS LIDOS