PLANEJAMENTO DE ENSINO
1. O que é Planejamento de Ensino?
O Planejamento de Ensino é a especificação do planejamento curricular. É desenvolvido basicamente a partir da ação do docente e compete a ele definir os objetivos a serem alcançados, desde o seu programa de trabalho até eventuais e necessárias mudanças de rumo. Cabe ao professor também definir o conteúdo da matéria, as estratégias de ensino e de avaliação e agir de forma a obter um retorno dos seus alunos no sentido de redirecionar a sua disciplina.
O Planejamento de Ensino não pode ser visto como uma atividade estanque. O docente que almeja realizar uma boa atuação profissional deve elaborar planos em diferentes níveis de complexidade para atender em classe os seus alunos. Pelo envolvimento no processo de ensino-aprendizagem, ele deve estimular a participação do educando a fim de que este possa realmente efetuar um aprendizado tão significativo quanto o permitam as suas possibilidades e necessidades. Neste caso, o planejamento envolve a previsão de resultados desejáveis, assim como também os meios necessários para alcançá-los. A responsabilidade do professor é enorme. Grande parte da eficácia do seu ensino depende da organicidade, coerência e flexibilidade do seu planejamento.
2. O que deve conter o Planejamento de Ensino?
O Planejamento de Ensino deve conter: (a) objetivos específicos estabelecidos a partir dos objetivos educacionais; (b) conhecimentos a serem aprendidos pelos alunos no sentido determinado pelos objetivos; (c) procedimentos e recursos de ensino que estimulam, orientam e promovem as atividades de aprendizagem; (d) procedimentos de avaliação que possibilitem a verificação, a qualificação e a apreciação qualitativa dos objetivos propostos, cumprindo pelo menos a função pedagógico-didática de diagnóstico e controle no processo educacional.
3. Quais são os resultados do Planejamento de Ensino?
3.1. Plano de Ensino: um roteiro organizado das unidades didáticas para um ano, um semestre ou um bimestre. Este plano deve conter: Ementa da disciplina; Justificativa da disciplina em relação aos objetivos gerais da escola e do curso; Objetivos gerais; Objetivos específicos; Conteúdo com a divisão temática de cada unidade; Tempo provável ou número de aulas do período de abrangência do plano; Desenvolvimento metodológico, isto é, métodos e técnicas pedagógicas específicas da disciplina; Recursos tecnológicos;
Formas de avaliação; Referencial teórico (livros, documentos, sites, etc.).
Comentários
Postar um comentário
Evitar comentários que: (1)sejam racistas, misóginos, homofóbicos ou xenófobos; (2) difundam a intolerância política; (3) atentem contra o Estado Democrático de Direito; e (4) violem a honra, dignidade e imagem de outras pessoas. Grato pela compreensão.