POSSIBILIDADES DE USOS DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

A Tecnologia Educacional pode estar presente na educação de diversas maneiras, podendo-se mencionar: (a) Gadgets (dispositivos) como a lousa digital, os tablets e as mesas educacionais; (b) Softwares como os aplicativos, os jogos e os livros digitais; (c) Outras soluções educacionais como a realidade aumentada, os ambientes virtuais de aprendizagem e as plataformas de vídeo.
As diversas formas como a Tecnologia Educacional transforma a educação:

(1) Ensino híbrido: a prática de combinar on e offline, conhecido como ensino híbrido, é uma grande tendência possibilitada pela Tecnologia Educacional. Ela confere maior autonomia aos estudantes para que trilhem seus próprios roteiros de estudo e desenvolvam projetos ou atividades de sistematização e reforço. Ademais, é uma prática que incentiva e facilita que o aluno desenvolva o hábito do estudo diário fora do ambiente escolar.

(2) Sala de aula invertida: na sala de aula invertida o aluno traz para a aula o conhecimento prévio sobre o tema que será estudado, adquirido a partir de textos, vídeos, jogos e outros formatos de conteúdo recomendados pelo professor - quase sempre no meio digital. A construção e significação deste conhecimento, no entanto, acontecem em conjunto na sala de aula. Assim como o ensino híbrido, a proposta da sala de aula invertida tem como objetivo colocar o estudante no papel de protagonista de seu processo de aprendizagem e sua própria evolução, engajando também os outros membros do seu núcleo familiar.

(3) Gamificação: a gamificação consiste em utilizar elementos de jogos digitais (avatares, desafios, rankings, prêmios, etc.) em contextos que diferem da sua proposta original - como na educação. A principal vantagem do uso da gamificação é o aumento no interesse, na atenção e no engajamento dos alunos com o conteúdo e as práticas propostas.

(4) Personalização do ensino: a geração de dados educacionais é extremamente beneficiada pelo uso da Tecnologia Educacional, pois simplifica a aferição do desempenho e dos resultados de avaliações objetivas. A partir destes dados, é possível criar modelos de ensino personalizados, que estejam em sintonia com o momento real de aprendizagem de cada estudante. Assim, o professor tem uma noção mais clara do panorama da turma e pode agir individualmente e de forma personalizada sobre os pontos potenciais e de maior dificuldade de cada estudante.

(5) Microlearning: a enorme quantidade de informações com as quais se tem contato diariamente ocasionou uma transformação na forma como se consome conteúdo. Para que a atenção não seja desviada prontamente, este conteúdo aparece no dia-a-dia de forma muito mais fragmentada em vídeos e mensagens breves (microlearning ou fragmentação de conteúdo educacional para que este seja melhor assimilado pelos alunos). O meio digital favorece este tipo de interação por meio de vídeos, jogos, animações, apresentações interativas, etc.
Referência:
VERASZTO, Estefáno Vizconde; BAIÃO, Emerson Rodrigo; SOUZA, Henderson Tavares (Orgs.). Tecnologias educacionais: aplicações e possibilidades. Curitiba: Appris, 2019.



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