Cidadania e Ensino de História

    Venho muy respeitosamente divulgar para os leitores deste blog o livro escrito por mim, cujo título é "Cidadania e Ensino de História", e publicado pela Editora Thesaurus de Brasília. Nesta obra o autor analisa como a questão da cidadania e os possíveis aspectos relacionados a esse tema (a gestão democrática do ensino, as práticas avaliativas inclusivas, a aprendizagem de identidades, a diversidade, o direito à memória, a cidadania cultural, etc.) repercutem nos princípios norteadores, nos fundamentos para o ensino de História, na metodologia de ensino e aprendizagem, no estabelecimento das competências e habilidades esperadas em cada etapa da vida escolar e na organização dos conteúdos na grade curricular presentes no Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias para o ensino dessa disciplina na educação básica.

   Trata-se de uma repercussão relevante ao programa curricular devido à sua influência no cotidiano das atividades didáticas desenvolvidas em sala de aula e à importância da disciplina de História para a constituição da identidade do aluno e a sua formação enquanto cidadão atuante e agente transformador da realidade na medida que aborda os acontecimentos históricos como resultados das ações de todos os indivíduos e não apenas de "grandes personagens" (governantes, diplomatas, generais, etc.) e os direitos políticos, sociais e civis como produtos de demandas, negociações, lutas e conquistas de diversos grupos e movimentos sociais ao longo do tempo. 

    A cidadania é tema fundamental para se adequar o ensino de História à demanda da sociedade brasileira por uma contínua consolidação do Estado Democrático de Direito (o que passa pelo conhecimento do passado e do presente para não se cometer os mesmos equívocos de certos períodos da história nacional e mundial, marcados pela violação de direitos fundamentais, sobretudo em sociedades que passam pela experiência de regimes autoritários e totalitários), observar-se a importância da participação política de diversos segmentos e movimentos sociais nas negociações, lutas e conquistas de direitos políticos, sociais e civis, e se criar identidades individuais e coletivas a partir do estudo comparativo de culturas e sociedades em diversos tempos e espaços. 

    A obra pode ser adquirida através dos seguintes contatos da Editora Thesaurus de Brasília: 

    * Telefone: (61) 3344-3738 

    * Fax: (61) 3344-2353 

    * Endereço eletrônico: financeiro@thesaurus.com.br 

    * Página na Internet: www.thesaurus.com.br

    Referência:

    ESCHRIQUI, Jorge. Cidadania e ensino de história. Brasília: Thesaurus, 2018.



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