"EL PUEBLO UNIDO JAMÁS SERÁ VENCIDO": A HISTÓRIA DO HINO DA RESISTÊNCIA AO GOLPE MILITAR NO CHILE

(Para uma reflexão histórica sobre a relação entre música e ditaduras militares na América Latina, em especial no Chile após o golpe contra Salvador Allende em 1973)

A canção "El pueblo unido jamás será vencido" foi composta por Sergio Ortega para o grupo musical Quilapayún em junho de 1973, tornando-se um hino de resistência contra a ditadura militar instaurada a partir de setembro de 1973. Quilapayún (palavra em língua mapuche, que significa "três barbas") foi um conjunto musical formado na cidade de Santiago do Chile em julho de 1965. Era inicialmente constituído por Júlio Numhauser, Patricio Castillo e pelos irmãos Eduardo e Júlio Carrasco. A partir de 1971, ingressaria nele os músicos Rubén Escudero, Hugo Lagos e Guillermo García. Foi um dos grupos representativos do movimento conhecido como "Nueva Canción Chilena".
Os componentes do Quilapayún buscaram associar os valores da cultura nativa latino-americana e com reivindicações sociais. Por isso, nos primeiros anos do conjunto, os músicos utilizavam ponchos negros, barbas e instrumentos andinos como o charango, a quena e a zampoña, associados ao violão e ao bumbo. Em 1970, os músicos do Quilapayún tiveram forte engajamento na campanha eleitoral de Salvador Allende, chegando inclusive a gravar a canção "Venceremos", hino oficial da campanha, com letra de Cláudio Iturra e música de Sergio Ortega. O grupo musical participou em atividades culturais do governo da Unidade Popular, incluindo viagens pela Europa e pela América Latina, nas quais divulgaram o folclore musical chileno. Na época do Golpe Militar de 1973, estavam na França e não puderam retornar ao Chile. No exílio, Patricio Castillo e Rubén Escudero se retiraram do grupo, que, em contrapartida, ganhou a adesão do músico Ricardo Venegas, dando início a uma nova fase do conjunto Quilapayán marcada por diversas apresentações em solidariedade à luta pelo restabelecimento da democracia no Chile. Em 1988, a música "El pueblo unido jamás será vencido" seria utilizada pelo conjunto Inti-Illimani na da campanha eleitoral contra a continuidade do ditador Augusto Pinochet na Presidência do Chile (Campanha do "NO").
O Inti-Illimani foi formado em 1967 e também foi um dos dos grupos mais conhecidos internacionalmente e pertencentes ao movimento "Nueva Canción Chilena". "Inti", do quéchua, significa "sol" e "Illimani", do idioma aimará, significa "Águia Dourada", nome este dado a uma montanha próxima à La Paz, na Bolívia. O conjunto musical foi inicialmente constituído por estudantes da Universidade Técnica do Chile que estavam envolvidos com as lutas por reformas políticas e sociais que ocorreram no país entre o final da década de 1960 e o início dos anos 1970.
No golpe de Estado de 1973, os músicos do Inti-Illimani estavam se apresentando na Europa e não puderam retornar ao Chile, razão pela qual iniciaram um longo exílio na Itália. A partir do exílio, o Inti-Illimani teve um papel atuante em diversas campanhas pelo retorno da democracia chilena. Em março de 1974, lançou o disco "La Nueva Canción Chilena", que incluiu canções de Violeta Parra, Víctor Jara, Sérgio Ortega, Patricio Manns, entre outros renomados escritores e compositores chilenos. Esse disco incluiu uma famosa versão da canção "El pueblo unido jamás será vencido", gravada inicialmente pelo conjunto musical Quilapayún.
EL PUEBLO UNIDO JAMÁS SERÁ VENCIDO
Letra de Sergio Ortega
"El pueblo unido jamás será vencido
El pueblo unido jamás será vencido.
De pie, cantar
Que vamos a triunfar
Avanzan ya
Banderas de unidad
Y tú vendrás
Marchando junto a mí
Y así verás
Tu canto y tu bandera florecer
La luz
De un rojo amanecer
Anuncia ya
La vida que vendrá.
De pie, luchar
El pueblo va a triunfar
Será mejor
La vida que vendrá
A conquistar
Nuestra felicidad
Y en un clamor
Mil voces de combate se alzarán
Dirán
Canción de libertad
Con decisión
La patria vencerá.
Y ahora el pueblo
Que se alza en la lucha
Con voz de gigante
Gritando: ¡adelante!
El pueblo unido jamás será vencido
El pueblo unido jamás será vencido.
La patria está
Forjando la unidad
De norte a sur
Se movilizará
Desde el salar
Ardiente y mineral
Al bosque austral
Unidos en la lucha y el trabajo
Irán
La patria cubrirán
Su paso ya
Anuncia el porvenir.
De pie, cantar
El pueblo va a triunfar
Millones ya
Imponen la verdad
De acero son
Ardiente batallón
Sus manos van
Llevando la justicia y la razón
Mujer
Con fuego y con valor
Ya estás aquí
Junto al trabajador.
Y ahora el pueblo
Que se alza en la lucha
Con voz de gigante
Gritando: ¡adelante!
El pueblo unido jamás será vencido
El pueblo unido jamás será vencido".



TEXTOS MAIS LIDOS