EM QUE CONSISTE O FEMINISMO?
(Para a compreensão e a reflexão sobre o sentido da história da luta das mulheres pela igualdade de gênero ao redor do mundo)
Por BERTHA LUTZ (Rio Jornal, abril de 1919)
Em que consiste o feminismo? A resposta só se pode buscar na definição das teorias feministas e dos meios pelos quais suas partidárias e seus partidários buscam realizá-las.
Não acredita, porém, que elas indiquem superioridade, de um lado, inferioridade, do outro, e assim entende que apenas devem ser consideradas nos casos em que de fato tenham importância, podendo ser deixadas de lado em outros casos nos quais seu papel é insignificante ou mesmo nulo.
Assim definido, o feminismo já achou muitos aderentes, acharia ainda mais se aceitasse, como estão, as ideias que ela apostoliza, e defende, não hesitassem ainda sobre o método de as realizar.
O feminismo é uma reforma social. Como tal, obedece às leis que regem todas as renovações, imprimindo-lhes dois aspectos: um de análise que destrói o que existe, reduzindo-o a seus elementos, outro de síntese que, com os mesmos ou com outros, tenta nova construção.
A feição da reforma varia com importância relativa que é dada a esses dois aspectos. Quando o período analítico predomina, a ação se torna brusca, caótica, assumindo características de uma verdadeira revolução. Quando prevalece a síntese, a transição é plana e contínua, equivalendo a uma simples evolução.
O feminismo triunfará, mas seu triunfo não será devido às militantes que procuram alcançá-lo pela violência, será antes a recompensa das que se tornaram esforçadas pioneiras nas artes e nas ciências, das que se dedicam ao trabalho intelectual e manual, das que para ele se preparam, das que pela educação que dão às suas filhas lhe sugerem as mais nobres aspirações, que pela reverência que inspiram aos seus filhos lhes ensinam a venerar a mulher, finalmente das que com seu amor esclarecido, abrem ao homem novos horizontes, cheios de harmonia e de luz. Estas não se preocupam com a destruição do que, caduco, por si mesmo virá a cair, mas, preparam o santuário que abrigará o futuro, fruto de sua dedicação. Verão elas seu esforço coroado, não por uma dedicação. Verão elas seu esforço coroado, não por um sucesso passageiro e estéril, mas por uma vitória definitiva, profunda e real.
Referência:
LÔBO, Yolanda. Bertha Lutz. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010 (Coleção Educadores).