O QUE É A METODOLOGIA DE PROJETOS EDUCATIVOS E COMO O PROFESSOR PODE UTILIZÁ-LA NO COTIDIANO ESCOLAR?

Por JORGE ESCHRIQUI
A Metodologia é o estudo das etapas a seguir num determinado processo. Mais suscintamente, é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvido no caminho de uma determinada atividade, obedecendo a um tempo previamente estabelecido e adotando recursos humanos e materiais. O resultado final de todo procedimento metodológico é um material documentado (relatório) com análises sobre o alcance ou não dos objetivos previamente estabelecidos para as diversas fases e etapas de um projeto.
Como a atividade de elaborar e desenvolver projetos educativos pode se tornar uma metodologia? Primeiramente, é inconcebível se pensar em projetos no ambiente escolar sem uma definição dos caminhos a serem seguidos pelo professor e pelos alunos para a definição das fases ou etapas do processo de estudo de certo tema a partir dos problemas ou necessidades visando o alcance de determinados objetivos. Esta definição de caminhos consiste no fator essencial para a adoção de qualquer metodologia de trabalho. Em segundo lugar, durante as fases de execução e avaliação final dos projetos educativos, faz-se necessária, como em todo procedimento metodológico, a realização de relatórios parciais a fim de acompanhar o desenvolvimento do tema e de relatórios finais com o registro dos resultados alcançados pelos estudantes e análises dos aprendizados e aspectos positivos e negativos do projeto, para se levar em consideração o conhecimento adquirido como este tipo de trabalho pedagógico para futuro aproveitamento pelo professor e pelos alunos em outros projetos.
Como em projetos nas áreas de pesquisa acadêmica e administrativa, na metodologia para trabalhar com projetos educativos, o docente precisa pensar em métodos e caminhos adequados aos procedimentos pedagógicos que serão necessários dentro da escola para despertar o interesse pelo processo de ensino e aprendizagem por parte dos discentes, tornando-os sujeitos ativos na construção do conhecimento, uma vez que precisam ser levados em conta os interesses, as curiosidades, as dúvidas, os problemas e as necessidades do público escolar, garantindo-se o envolvimento e a participação de todos os estudantes nas diversas etapas e fases do projeto, o tamanho do projeto, os recursos, as limitações, entre outros. Estes aspectos variam de acordo com cada projeto educativo, cada realidade na qual se insere uma determinada turma de alunos e comunidade escolar e cada objetivo. Portanto, não há uma metodologia única para se trabalhar com projetos na área de Educação. É necessário se considerar o contexto no qual os docentes estão inseridos, pois é a partir de situações reais vivenciadas cotidianamente que eles desenvolverão temas de pesquisa e estudo para situações problemas, conectando os conteúdos teóricos com a realidade, ou seja, proporcionando uma aprendizagem significativa a partir da transformação das informações e dos conteúdos dos currículos escolares em aprendizagem de conhecimentos, habilidades e competências para a vida.
Referência:
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.



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