A função social da escola, cultura escolar e atuação democrática para a melhoria da qualidade do trabalho pedagógico
Por JORGE ESCHRIQUI
Enquanto importante instituição social, a função da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes e valores) que deve acontecer de maneira contextualizada, objetivando-se, assim, o despertar neles da capacidade de tornarem-se cidadãos participativos em uma sociedade democrática. O alcance deste objetivo demanda uma reflexão por parte de todos os membros da comunidade escolar (equipe pedagógica, gestor escolar, professor, demais funcionários, família e alunos) sobre o tipo de trabalho que se desenvolve na instituição de ensino e que resultados se tem obtido para favorecer o acesso ao conhecimento.
Para se conquistar o sucesso na formação dos estudantes para o exercício da cidadania e a preparação para o mercado de trabalho, os componentes da comunidade precisam refletir sobre os aspectos da cultura escolar que afetam positivamente ou negativamente o processo de ensino e aprendizagem (cultura escolar pode ser entendida como conjunto de práticas, valores e crenças partilhados por todos aqueles que interagem no âmbito da escola), apontar os fatores que podem ser melhorados ou transformados (capacitação de professores, grau de participação da comunidade nas decisões por meio de uma gestão democrática, utilização de recursos materiais e didáticos, aproveitamento dos espaços físicos, formas de avaliação adotadas, metodologias de ensino, etc.) e ter objetivos bem definidos, ou seja, em qual ponto se encontra o ensino atualmente da escola a partir da análise das avaliações sistêmicas e quais estratégias e metas podem ser estabelecidas no Projeto Político Pedagógico para a melhoria da qualidade da educação ofertada no futuro.
Clareza nos objetivos do PPP, levando-se em consideração das características organizacionais e as reais necessidades da instituição de ensino, resultam em bons planejamentos capazes de empreenderem inovações nas práticas pedagógicas, nos relacionamentos interpessoais e nas formas como se resolvem os problemas cotidianos a partir de ações pautadas na ética, no respeito à pluralidade e no espírito democrático.
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