PUBLICAÇÃO DE ARTIGO NA REVISTA HISTÓRIA E CULTURA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP) - CAMPUS DE FRANCA-SP

REFLEXÕES ACERCA DOS CONCEITOS DE IDENTIDADE E DIVERSIDADE NA BNCC DE HISTÓRIA

Venho mui respeitosamente compartilhar com os leitores deste blog um artigo escrito por mim e publicado na Revista História e Cultura do PPGH-UNESP-Campus de Franca (Dossiê: História e Gênero-Novos Debates), intitulado "REFLEXÕES ACERCA DOS CONCEITOS DE IDENTIDADE E DIVERSIDADE NA BNCC DE HISTÓRIA". O exercício da cidadania no contexto democrático brasileiro atual deve ter como pressuposto o reconhecimento da existência e do direito de participação nas discussões e nas políticas públicas de múltiplos segmentos sociais, étnicos, culturais e políticos por parte da sociedade em geral e do Estado. Nesse sentido, a História é uma disciplina fundamental na grade curricular da Educação Básica. Ao contribuir para o resgate da memória dos diversos grupos que compõem a população nacional, é capaz despertar neles laços de identidade com os seus antepassados e orientá-los em suas ações para o atendimento de suas demandas e a intervenção social consciente para a transformação da realidade brasileira. O objetivo deste artigo é analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe o trabalho pedagógico com a identidade e a diversidade nas aulas de História.
Endereço eletrônico para acesso e leitura:



Comentários

TEXTOS MAIS LIDOS