EDUCAÇÃO POPULAR
(Por que devemos lutar por uma educação pública e de qualidade desde a educação infantil até o ensino superior no Brasil?)
Por JOSÉ MARTÍ (Advogado, Escritor, Jornalista e Líder da Independência de Cuba, 1853-1895)
A educação precisa ir aonde a vida vai. É insensato que a educação ocupe o único tempo de preparação que o homem tem sem prepará-lo. A educação precisa fornecer os meios para se resolver os problemas que a vida venha a apresentar. Os grandes problemas humanos são: a conservação da existência e a conquista dos meios de fazê-la grata e pacífica.
Saber ler é saber andar. Saber escrever é saber ascender. A educação começa com a vida e não acaba senão com a morte. O corpo não é o mesmo, decai com a idade, mas a mente transforma-se sem cessar, enriquece-se e se aperfeiçoa com os anos. Um povo de homens educados será sempre um povo de homens livres. A educação é o único meio de se salvar da escravidão. A educação é como uma árvore: semeia-se uma semente e se abrem muitos ramos. Seja a gratidão do povo que se educa árvore protetora, nas tempestades e nas chuvas, dos homens que hoje lhes fazem tanto bem. Homens colherá quem semeie escolas. Educar é elevar o homem ao nível de seu tempo.
Para as crianças trabalhamos porque eles são os que sabem querer, porque eles são a esperança do mundo. Educação popular quer dizer que todas as classes da nação sejam bem educadas. Afinal, todos são iguais. Uma inspiração chega ao coração. Governantes pensem, sintam, reflitam, deixem o povo estudar. A vida não é vida se não se abrem escolas. Deixem o povo estudar. A pobreza dói, o preconceito mata. Que os mestres estejam prontos para ajudar o povo. Que aprendam letras, números, teorias. A linguagem precisa ser matemática, geométrica, escultural. As ideias têm que se encaixarem exatamente no ensino, tão exatamente que não se possa tirar nada do ensino sem tirar o mesmo das ideias.
Liberdade é o direito que todo homem tem de ser honrado e de pensar e falar sem hipocrisia. Um homem que oculta o que pensa ou não se atreve a dizer o que pensa, não é um homem honrado. Um homem que obedece a um mau governo, sem trabalhar para que o governo seja bom, não é um homem honrado. Um homem que se conforma com obedecer a leis injustas e permite que o país em que nasceu seja pisado por homens que o maltratam não é um homem honrado. O menino, desde que possa pensar, deve pensar em tudo o que vê, deve padecer por todos os que não podem viver com honradez, deve trabalhar para que possam ser honrados todos os homens e deve ser um homem honrado.
Educação para a Nossa América progredir! Frente à ignorância, a perseverança. Contra os achismos e as falsas crenças, que se declarem as ciências. O progresso pela educação é certo se o temos semeado. A ignorância mata os povos. A educação é uma ideia justa e as ideias justas são iguais às pedras rolando pelas colinas, terminam alcançando os seus objetivos, apesar de todos os obstáculos e de todas as barreiras. Pode ser possível acelerá-las ou dificultá-las, mas é impossível detê-las.