A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E OS SEUS REFLEXOS NA VIDA SOCIAL E PROFISSIONAL DE ALUNOS E PROFESSORES
Por JORGE ESCHRIQUI
A avaliação educacional influencia significativamente na vida social de avaliadores e avaliados. Essa ferramenta possui grande poder de ação e modificação na vida daqueles que por ela são julgados e aferidos.
O futuro profissional de um indivíduo depende diretamente das interpretações da escola e de seu poder de certificação. Ao final de cada etapa de ensino, atribuir-se-á aos estudantes um certificado correspondente. Enquanto pré-requisito para o ingresso no mercado de trabalho, tal documento possibilita a ocupação ou não numa determinada vaga disponível. Por outro lado, o processo de análise e conferência de certificados só é possível por meio de ferramentas avaliativas.
A avaliação formativa compreenderá os diversos caminhos da formação do aluno, assim como servirá como instrumento para reflexão crítica do trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor. Avaliar formativamente é entender que cada estudante possui o seu próprio ritmo de aprendizagem e, desse modo, possui cargas de conhecimentos diferentes entre si. A partir desta ótica, pode-se afirmar que o professor deverá utilizar-se da avaliação como um recurso fundamental para o aperfeiçoamento de sua praxe docente. Ele deverá usá-la para diagnosticar as insuficiências das metodologias aplicadas, provendo a recuperação integral do aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem. O professor deve ainda se posicionar como um indivíduo avaliado, pois diante do retrato divulgado pela avaliação, ele poderá concluir o quanto foi eficiente, mas também quão foi a sua falha no processo de ensino-aprendizagem.
A avaliação formativa observa cada momento vivido pelo aluno, seja na sala de aula ou fora dela. Ela fortalece a teoria de que o ser humano aprende em cada instante de sua existência e, portanto, são nesses diversos momentos que ele terá que ser avaliado. Todas essas micro avaliações se tornarão um todo por meio do somatório de suas partes.
A própria nomenclatura desse modelo avaliativo já fornece muitas informações sobre a sua essência. No contexto escolar, a avaliação formativa fornece dados sobre as partes e o todo do processo de ensino-aprendizagem e encara o indivíduo como ser evolutivo, que aprende na medida em que vive. Todos os instantes de aprendizagem são considerados nesse modelo avaliativo.
É muito importante também tornar clara a necessidade de fornecer mais atenção àqueles alunos com maior dificuldade de aprendizagem. Essa é mais uma face da avaliação formativa, uma vez que esta permite ao docente elaborar um panorama do nível de aprendizado dos conteúdos curriculares pelos estudantes. Isso possibilita um subsídio e olhar atento e solidário para o apontamento de estratégias didáticas para a recuperação daqueles alunos que apresentam um ritmo de aprendizagem um pouco mais lento de acordo com os parâmetros estabelecidos pelos programas curriculares e demais documentos educacionais.
Referência:
SOUZA, Alberto Mello e (Org.). Dimensões da avaliação educacional. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
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