DAVID AUSUBEL E A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA PSICOPEDAGOGIA PARA A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNO
(PARA UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)
Por JORGE ESCHRIQUI
David Paul Ausubel foi contemporâneo de Jean Piaget e chegou a conclusões similares a deste teórico no que se refere ao estudo do desenvolvimento humano. Contudo, enquanto Ausubel desenvolveu pesquisas focadas no cotidiano escolar e motivadas pela experiência pessoal com uma educação conservadora e tradicional, Piaget era um biólogo que, ao desenvolver sua teoria da Epistemologia Genética, não tinha o propósito de estudar necessariamente o ambiente escolar, mas de dar uma fundamentação teórica à forma como se constrói o conhecimento no ser humano. Ausubel dedicou os seus estudos à busca de melhorias no aprendizado escolar, posicionando-se contrariamente a uma aprendizagem mecânica ou memorística pautada na memorização de conteúdos desconectados da realidade e dos conhecimentos prévios do aluno.
A alternativa proposta por Ausubel a esse modelo de aprendizado é uma aprendizagem significativa caracterizada por um processo por meio do qual um novo conteúdo se relaciona com o conhecimento prévio que o aluno já possui. Este fator é determinante para que haja uma motivação na aprendizagem (disposição do aluno para aprender). Portanto, assim como Piaget acredita que fatores externos (o meio, os objetos do conhecimento e as pessoas) são importantes para que os fatores internos (biológico do indivíduo) possam ser estimulados e contribuam para o desenvolvimento humano, Ausubel enxerga em uma metodologia de ensino adequada, nos recursos didáticos desenvolvidos, nos métodos válidos e práticos de avaliação do aprendizado para se constatar a aquisição das habilidades necessárias e no papel do professor fatores externos essenciais para que o aluno desenvolva sua estrutura cognitiva pessoal. Entenda-se por metodologia de ensino a forma como os conteúdos são trabalhados com o aluno com o fim de apreendê-los para utilizá-los ao longo da vida e não memorizá-los mecânica e temporariamente. Ademais, Ausubel pressupõe como condição sine qua non para a ocorrência de uma aprendizagem significativa a existência de estruturas individuais específicas que interagem com as novas informações e são por essas acrescidas e reestruturadas. A essas estruturas Piaget denominou de esquemas de ação, enquanto que Ausubel as chama de subsunçores, conceitos relevantes preexistentes ou conhecimentos prévios na estrutura cognitiva do indivíduo. As estruturas cognitivas são estruturas hierárquicas de conceitos, ou seja, representações de experiências sensoriais do indivíduo. A ocorrência da aprendizagem significativa implica o crescimento e a modificação do conceito subsunçor. A partir de um conceito geral já incorporado pelo aluno, o conhecimento pode ser construído de modo a relacioná-lo com novos conceitos, facilitando a compreensão de novos conteúdos, o que dá significado real ao conhecimento adquirido. Dessa maneira, os novos conteúdos só podem ser apreendidos e retidos de maneira útil se referirem a conceitos e proposições já disponíveis, que proporcionam embasamentos conceituais.
A aprendizagem significativa no processo de ensino necessita fazer sentido para o aluno e, nesse processo, a informação deverá interagir e se basear nos conceitos relevantes já existentes na estrutura do aluno. Esse tipo de aprendizagem se faz presente quando o banco de informações no plano mental do aluno se revela através da aprendizagem por descoberta e por recepção. Portanto, o foco do ensino na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel segue o seguinte modelo: aprendizagem significativa ---> mudança conceptual através da assimilação, diferenciação progressiva e reconciliação integrativos de conceitos ---> construção do conhecimento pelo aluno (construtivismo).
Referências:
MOREIRA, Marco Antônio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.
TEIXEIRA, Hélio. Teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Disponível em:
Comentários
Postar um comentário
Evitar comentários que: (1)sejam racistas, misóginos, homofóbicos ou xenófobos; (2) difundam a intolerância política; (3) atentem contra o Estado Democrático de Direito; e (4) violem a honra, dignidade e imagem de outras pessoas. Grato pela compreensão.