A ESCOLA PÚBLICA É A MAIOR INVENÇÃO HUMANA DE TODOS OS TEMPOS

Por HORACE MANN (Massachusetts-EUA,1796 - Ohio-EUA, 1859. Educador e abolicionista. Idealizador das escolas para surdos e mudos norte-americanos. Político e realizador de mudanças na educação)
Nada por certo, salvo a educação universal, pode contrabalançar a tendência à dominação do capital e à servilidade do trabalho. Se uma classe possui toda a riqueza e toda a educação, enquanto o restante da sociedade é ignorante e pobre, pouco importa o nome que dermos à relação entre uns e outros: em verdade e de fato, os segundos serão os dependentes servis e subjugados dos primeiros. Mas, se a educação for difundida por igual, atrairá ela, com a mais forte de todas as forças, posses e bens, pois nunca aconteceu e nunca acontecerá que um corpo de homens inteligentes e práticos venha a se conservar permanentemente pobre.
A educação, portanto, mais do que qualquer outro instrumento de origem humana, é a grande igualadora das condições entre os homens - a roda de equilíbrio da maquinaria social... Dá a cada homem a independência e os meios de resistir ao egoísmo dos outros homens. Faz mais do que desarmar os pobres de sua hostilidade para com os ricos: impede-os de ser pobres.
Referência:
MANN, Horace. Annual Report on Education, 1848 (Boston, Rand & Avery), p. 668-669. Apud. TEIXEIRA, Anísio Spínola. Educação não é privilégio. Rio de Janeiro: José Olympio, 1957.



Comentários

TEXTOS MAIS LIDOS