PUBLICAÇÃO DE ARTIGO SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO NA REVISTA "HISTÓRIA: QUESTÕES E DEBATES" DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) E ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE HISTÓRIA (APAH)
Venho mui respeitosamente compartilhar com os leitores deste blog um artigo escrito por mim e publicado na Revista "História: Questões e Debates" do PPGH-UFPR e da APAH (Dossiê: Direitos Humanos e Políticas de Memória), intitulado "Saber Histórico e Desenvolvimento das Competências de Leitura e Escrita no Currículo Oficial do Estado de São Paulo". O saber histórico de sala de aula pode se tornar uma importante ferramenta para a formação cidadã dos alunos na medida que relaciona os problemas, os desafios, as demandas e a participação dos diversos atores sociais no cenário sócio-político contemporâneo às identidades, negociações, lutas e conquistas dos vários segmentos sociais que contribuíram no passado para a formação da sociedade nacional. Isso demanda práticas pedagógicas que superem o ensino tradicional da disciplina de História baseado na transmissão de conteúdos prontos e acabados e na memorização de datas, fatos e personagens, tornando-se os alunos em sujeitos ativos do processo de ensino e aprendizagem, capazes de refletirem criticamente sobre os conteúdos abordados em sala e os relacionar com a realidade vivida por eles. A base dessa reflexão é a capacidade argumentativa, que depende fundamentalmente do estímulo ao desenvolvimento das competências de leitura e escrita. O objetivo deste artigo é analisar como o Currículo Oficial do Estado de São Paulo articula a aquisição destas competências com o aprendizado dos conteúdos trabalhados pela História a partir do 6º ano do ensino fundamental.
Endereço eletrônico para acesso e leitura:
Comentários
Postar um comentário
Evitar comentários que: (1)sejam racistas, misóginos, homofóbicos ou xenófobos; (2) difundam a intolerância política; (3) atentem contra o Estado Democrático de Direito; e (4) violem a honra, dignidade e imagem de outras pessoas. Grato pela compreensão.