A IMPORTÂNCIA DOS PLANEJAMENTOS EDUCACIONAL, CURRICULAR E DE ENSINO NO COTIDIANO ESCOLAR
Por JORGE ESCHRIQUI
O planejamento é um instrumento que possibilita a superação de rotinas. Visa organizar e disciplinar a ação. É de fundamental importância, uma vez que será o norte do professor.
A qualidade da disciplina ministrada depende tanto do conhecimento do docente quanto de um bom planejamento de modo que o tempo seja adequado ao aprendizado e às atividades do discente. O planejamento é um processo de busca de equilíbrio para a melhoria do funcionamento do sistema educacional. Como processo, o planejamento não deve ocorrer num momento único e sim a cada dia. A realidade educacional é dinâmica. Os problemas e as reivindicações não têm hora nem lugar para se manifestarem. Os educadores têm que decidir a cada dia, a cada hora.
Como Cipriano Carlos Luckesi afirma, “o ato de planejar, como todos os outros atos humanos, implica escolha e, por isso, está assentado numa opção axiológica. O ato de planejar assenta-se em opções filosófico-políticas; são elas que estabelecem os fins de uma determinada ação. E esses fins podem ocupar um lugar tanto no nível macro como no nível micro da sociedade. Situe-se onde se situar, ele é um ato axiologicamente comprometido” (p. 115). Em outras palavras, o planejamento é uma atividade meio que subsidia o ser humano no encaminhamento de suas ações e na obtenção de resultados desejados e, portanto, orientada por um fim.
Não se deve pensar num planejamento pronto, imutável e definitivo. Deve-se antes acreditar que ele representa uma primeira aproximação de estruturas adequadas a uma realidade, tornando-se, por meio de sucessivos replanejamentos, cada vez mais apropriado para enfrentar a problemática dessa realidade. Essas medidas favorecem a passagem gradativa de uma situação existente para uma situação desejada.
Segundo Celso dos Santos Vasconcellos, os profissionais da área de educação, em partes, têm um sentimento de “descrença em relação ao planejamento. Sua origem situa-se em uma fase marcada pelo excesso do ‘possível’, ou seja, onde tudo parecia muito fácil de realizar. Inicialmente o professor foi ‘ seduzido’ pelas promessas do planejamento, como se através dele tudo pudesse ser resolvido. Só que depois, à medida que as coisas não aconteciam, foi desacreditando, decepcionou-se, mas continuou cobrado para que fizesse: caiu-se no vazio do fazer alienado. Deixou de ser uma autêntica elaboração, tornando-se uma prática do fazer por registro” (p. 34). Por conseguinte, a prática de realizar o planejamento escolar nos estabelecimentos de ensino passou a representar uma situação não desejada, não valorizada e produzida apenas para fazer frente a exigências e requisitos legais.
A compreensão da importância e da necessidade de se planejar demanda o conhecimento de conceitos básicos, como por exemplo, planejamento educacional, planejamento curricular e planejamento de ensino.
O planejamento educacional é o processo de abordagem racional e científica dos problemas de educação, incluindo definição de prioridades, e levando em conta a relação entre os diversos níveis do contexto educacional.
O planejamento curricular é uma tarefa multidisciplinar que tem por objeto a organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um ou vários campos de conhecimento de tal modo que se favoreça ao máximo o processo de ensino-aprendizagem. É a previsão de todas as atividades que o educando realiza sob a orientação da escola para atingir os fins da educação. Finalmente, o planejamento de ensino é a previsão inteligente e bem articulada de todas as etapas do trabalho escolar que envolvem as atividades docentes e discentes de modo a tornar o ensino seguro, econômico e eficiente. É a previsão das situações específicas do professor com a classe. É o processo de tomada de decisões bem informadas que visam à racionalização das atividades do docente e do discente na situação de ensino-aprendizagem, possibilitando melhores resultados e, em consequência, maior produtividade.
Referência:
LUCKESI, Cipriano Carlos. Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica [online]. Disponível: https://docplayer.com.br/21011276-Cipriano-carlos-luckesi...
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 7. ed. São Paulo: Libertad, 2000.
BORDENAVE, Juan Díaz; FERREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
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