A TRAGÉDIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA: A DOMINAÇÃO DAS MASSAS PELA FORÇA DOS “MITOS” E PELA PUBLICIDADE IDEOLOGICAMENTE ORGANIZADA
(Para uma reflexão sobre o contexto político brasileiro atual)
Por PAULO FREIRE (Recife-PE,1921-São Paulo-SP,1997. Educador e patrono da educação brasileira)
Para o homem, o mundo é uma realidade objetiva, independente dele, possível de ser conhecida. É fundamental, contudo, partirmos de que o homem, ser de relações e não só de contatos, não apenas está no mundo, mas com o mundo. Estar com o mundo resulta de sua abertura à realidade, que o faz ser o ente de relações que é.
Herdando a experiência adquirida, criando e recriando, integrando-se às condições de seu contexto, respondendo a seus desafios, objetivando-se a si próprio, discernindo, transcendendo, lança-se o homem num domínio que lhe é exclusivo – o da História e o da Cultura. Enquanto o animal é essencialmente um ser da acomodação e do ajustamento, o homem o é da integração. A luta por sua humanização, ameaçada constantemente pela opressão que o esmaga, quase sempre até sendo feita – e isso é o mais doloroso – em nome de sua própria libertação.
A partir das relações do homem com a realidade, resultantes de estar com ela e de estar nela, pelos atos de criação, recriação e decisão, vai ele dinamizando o seu mundo. Vai dominando a realidade. Vai humanizando-a. Vai acrescentando a ela algo de que ele mesmo é o fazedor. Vai temporalizando os espaços geográficos. Faz cultura.
UMA DAS GRANDES, SE NÃO A MAIOR, TRAGÉDIA DO HOMEM MODERNO, ESTÁ EM QUE É HOJE DOMINADO PELA FORÇA DOS MITOS E COMANDADO PELA PUBLICIDADE ORGANIZADA, IDEOLÓGICA, E POR ISSO VEM RENUNCIANDO CADA VEZ, SEM O SABER, À SUA CAPACIDADE DE DECIDIR. VEM SENDO EXPULSO DA ÓRBITA DAS DECISÕES. REBAIXA-SE A PURO OBJETO. COISIFICA-SE. AJUSTA-SE AO MANDADO DE AUTORIDADES ANÔNIMAS E ADOTA UM EU QUE NÃO LHE PERTENCE. APESAR DE SEU DISFARCE DE INICIATIVA E OTIMISMO, O HOMEM MODERNO ESTÁ ESMAGADO POR UM PROFUNDO SENTIMENTO DE IMPOTÊNCIA QUE O FAZ OLHAR FIXAMENTE E, COMO QUE PARALISADO, PARA AS CATÁSTROFES QUE SE AVIZINHAM.
Por isso, desde já, saliente-se a necessidade de uma permanente atitude crítica, único modo pelo qual o homem realizará sua vocação natural de integrar-se, superando a atitude do simples ajustamento ou acomodação, apreendendo temas e tarefas de sua época. MAS, INFELIZMENTE, O QUE SE SENTE, DIA A DIA, COM MAIS FORÇA, É O HOMEM SIMPLES ESMAGADO, DIRIGIDO PELO PODER DOS MITOS QUE FORÇAS SOCIAIS PODEROSAS CRIAM PARA ELE. "O espírito gregário", disse um personagem de Pasternack, "é sempre o refúgio da falta de dons". PERCEBE APENAS QUE OS TEMPOS MUDAM, MAS NÃO PERCEBE A SIGNIFICAÇÃO DRAMÁTICA DA PASSAGEM, SE BEM QUE A SOFRA. ESTÁ MAIS IMERSO NELA QUE EMERSO. PODE-SE PERCEBER AS FORTES CONTRADIÇÕES QUE SE APROFUNDAM COM O CHOQUE ENTRE VALORES EMERGENTES, EM BUSCA DE AFIRMAÇÃO E DE PLENIFICAÇÃO, E VALORES DO ONTEM, EM BUSCA DE PRESERVAÇÃO. É ESTE CHOQUE ENTRE UM ONTEM ESVAZIANDO-SE, MAS QUERENDO PERMANECER, E UM AMANHÃ POR SE CONSUBSTANCIAR, QUE CARACTERIZA A FASE DE TRÂNSITO COM UM TEMPO ANUNCIADOR.
A educação, por isso, faz-se uma tarefa altamente importante. A sua força decorre sobretudo da capacidade que temos de nos incorporarmos ao dinamismo da época de trânsito.
A DESESPERANÇA DAS SOCIEDADES ALIENADAS PASSA A SER SUBSTITUÍDA POR ESPERANÇA, QUANDO COMEÇAM A SE VER COM OS SEUS PRÓPRIOS OLHOS E SE TORNAM CAPAZES DE PROJETAR. AÍ É QUE A POSIÇÃO ANTERIOR DE AUTODESVALIA, DE INFERIORIDADE, CARACTERÍSTICA DA ALIENAÇÃO, QUE AMORTECE O ÂNIMO CRIADOR DESSAS SOCIEDADES E AS IMPULSIONA SEMPRE ÀS IMITAÇÕES, COMEÇA A SER SUBSTITUÍDA POR UMA OUTRA, DE AUTOCONFIANÇA. E OS ESQUEMAS E AS “RECEITAS” ANTES SIMPLESMENTE IMPORTADOS, PASSAM A SER SUBSTITUÍDOS POR PROJETOS, PLANOS, RESULTANTES DE ESTUDOS SÉRIOS E PROFUNDOS DA REALIDADE.
ESTRANHA DEMOCRACIA ESTA A DOS “TEÓRICOS” DE “CRISES”. EM NOME DA LIBERDADE “AMEAÇADA”, REPELEM A PARTICIPAÇÃO DO POVO. DEFENDEM UMA DEMOCRACIA SUI GENERIS EM QUE O POVO É UM ENFERMO, A QUEM SE APLICAM REMÉDIOS. E SUA ENFERMIDADE ESTÁ PRECISAMENTE EM TER VOZ E PARTICIPAÇÃO. TODA VEZ QUE TENTE EXPRESSAR-SE LIVREMENTE E PRETENDA PARTICIPAR É SINAL DE QUE CONTINUA ENFERMO, NECESSITANDO, ASSIM, DE MAIS “REMÉDIO”. A SAÚDE, PARA ESTA ESTRANHA DEMOCRACIA, ESTÁ NO SILÊNCIO DO POVO, NA SUA QUIETUDE. ESTÁ NA “SOCIEDADE FECHADA”. NO IMOBILISMO. DAÍ QUE FALEM TANTO OS DEFENSORES DESSA “DEMOCRACIA” NA NECESSIDADE DE PRESERVAR O POVO DO QUE CHAMAM DE “IDEIAS EXÓTICAS”, EM ÚLTIMA ANÁLISE, TUDO QUE POSSA CONTRIBUIR PARA A PRESENÇA ATUANTE DO POVO NO SEU PROCESSO HISTÓRICO. "SUBVERSIVOS", DIZEM, "PORQUE AMEAÇAM A ORDEM".
Sem uma consciência cada vez mais crítica não será possível ao homem brasileiro integrar-se à sua sociedade em transição, intensamente cambiante e contraditória.
Existir é um conceito dinâmico. Implica numa dialogação eterna do homem com o homem. Do homem com o mundo. Do homem com o seu Criador. É essa dialogação do homem sobre o mundo e com o mundo mesmo, sobre os desafios e problemas, que o faz histórico.
O MÍTICO MASSIFICADO IMPLICA NUMA PREPONDERÂNCIA DE ALOGICIDADE, O MÍTICO DE QUE SE ENVOLVE A CONSCIÊNCIA FANÁTICA IMPLICA NUMA PREPONDERÂNCIA DE IRRACIONALIDADE. A POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO SE SUPRIME OU DIMINUI INTENSAMENTE E O HOMEM FICA VENCIDO E DOMINADO SEM SABÊ-LO, AINDA QUE SE POSSA CRER LIVRE. TEME A LIBERDADE, MESMO QUE FALE DELA. SEU GOSTO AGORA É O DAS FÓRMULAS GERAIS, DAS PRESCRIÇÕES, QUE ELE SEGUE COMO SE FOSSEM OPÇÕES SUAS. É UM CONDUZIDO. NÃO SE CONDUZ A SI MESMO. PERDE A DIREÇÃO DO AMOR. PREJUDICA SEU PODER CRIADOR. É OBJETO E NÃO SUJEITO. E PARA SUPERAR A MASSIFICAÇÃO HÁ DE FAZER, MAIS UMA VEZ, UMA REFLEXÃO. E DESSA VEZ, SOBRE SUA PRÓPRIA CONDIÇÃO DE "MASSIFICAÇÃO".
O CRIME DOS QUE SE ENGAJAM NESTE ESFORÇO DE MASSIFICAÇÃO DO MÍTICO É O DE DESTINAREM O HOMEM A SE COISIFICAR AO INVÉS DE SE HUMANIZAR.
Texto na íntegra está disponível na seguinte referência bibliográfica:
FREIRE, Paulo. “A sociedade brasileira em transição”. In: _________. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 47-72.