OPINIÃO SOBRE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES
Por JORGE ESCHRIQUI
Faço as seguintes considerações: O melhor ensino fundamental público do Brasil é do Ceará e médio público é do Pernambuco com bases em dados do último IDEB. Fica a reflexão para os defensores da tal escola cívico-militar dos estados do Centro Sul do Brasil:
(1) Por que naqueles estados do Nordeste não há este tipo de escola e o ensino público tem melhor qualidade?
(2) Quer dizer que apenas os estados governados pela direita e extrema direita do Centro Sul (que se acham potências econômicas acima do bem e do mal) têm alunos com problemas de disciplina?
(3) No Nordeste não há escolas com alunos com problemas de indisciplina?
(4) A indisciplina está relacionada apenas a problemas dentro da escola ou inclui também situações como vulnerabilidade social e problemas familiares?
(5) Usar a "ladainha" da escola sem partido ou ideologia para defender a escola cívico-militar é um argumento fraco, pois o modelo pedagógico tecnicista adotado durante a ditadura militar estava diretamente atrelado ao projeto político de segurança nacional e de treinamento de mão-de-obra para um suposto desenvolvimento econômico a qualquer custo (resumindo, enxergar a pedagogia e as políticas educacionais como ciências exatas demonstra total falta de conhecimento mínimo de História da Educação).
(6) Escola cívico-militar é uma declaração de fracasso de gestores, educadores e comunidade escolar em conseguir uma educação pública e de qualidade sem necessidade da imposição de repressão no ambiente escolar (aliás, não confundir ordem/disciplina com autoritarismo - sugiro para aqueles que não entendem esta diferença a leitura do escritor norte-americano John Dewey, sobretudo a obra "Democracia e Educação", aliás autor liberal político, ok, antes de me acusarem de "comunismo" sem conhecimento de causa.
Afinal, viver em democracia aprende-se, na prática, na escola desde criança). Fica este pensamento de John Dewey sobre o aprendizado de qualquer conteúdo, assunto ou tema relacionado diretamente à vida do indivíduo dentro do ambiente escolar, inclusive sobre o Estado Democrático de Direito...