PLANO DE AULA E A TECNOLOGIA NA ESCOLA PÚBLICA
A partir da modernização de espaços, ferramentas e práticas educacionais, faz-se necessária a transformação cada vez mais profunda e efetiva no processo de ensino e aprendizagem na rede pública de educação básica no Brasil. Esta transformação deve ser um processo oriundo e desenvolvido dentro de cada espaço de aprendizagem, baseado numa mudança da cultura escolar, isto é, de hábitos e paradigmas estabelecidos nas relações cotidianas entre alunos e professores. A transformação precisa ter pontos de partida dentro do ambiente escolar e o plano de aula pode ser um dos possíveis instrumentos de tal mudança na escola pública.
A Base Nacional Comum Curricular deixa evidente a necessidade de trazer a tecnologia para dentro da realidade das escolas. Segundo a BNCC, os estudantes devem desenvolver ao longo da educação básica a competência para compreender e utilizar Tecnologias digitais de Informação e Comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) a fim de se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir os conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autoriais e coletivos.
Desde a primeira infância, os estudantes da Geração Z estão navegando em ambientes virtuais. Eles comunicam-se com desenvoltura no meio digital, às vezes mais do que seus pais e professores. Incentivar orientar a interação nestes espaços tem muito a acrescentar à prática pedagógica. Pode ser interessante identificar as tarefas que podem ser transpostas, facilitadas ou repensadas para o meio digital.
As ferramentas para tal finalidade são abundantes. É possível criar grupos e comunidades nas redes sociais, fóruns de discussão com temáticas específicas relacionadas ao conteúdo que está sendo estudado ou mesmo utilizar um ambiente virtual de aprendizagem, caso a escola ou sistema de ensino disponha de um.
Referência Bibliográfica:
PEIXOTO, Gilmara Teixeira Barcelos; BATISTA, Silvia Cristina Freitas; AZEVEDO, Breno Fabrício Terra; MANSUR, André Fernando Uébe (Orgs.). Tecnologias digitais na educação: pesquisas e práticas pedagógicas. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2015.
Comentários
Postar um comentário
Evitar comentários que: (1)sejam racistas, misóginos, homofóbicos ou xenófobos; (2) difundam a intolerância política; (3) atentem contra o Estado Democrático de Direito; e (4) violem a honra, dignidade e imagem de outras pessoas. Grato pela compreensão.