A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Há medidas essenciais para a inserção da Tecnologia Educacional de maneira relevante no cotidiano das instituições públicas de educação básica:

(1) Diagnóstico: É preciso entender os alunos e professores da escola. Em quais momentos eles estão conectados? A partir de quais dispositivos? Quais são as redes sociais em que estão presentes e os sites que acessam? Esta investigação é essencial caso a instituição pretenda estabelecer uma conexão verdadeira com os seus públicos e propor usos significativos para a Tecnologia Educacional.

(2) Documentos Normativos: As possibilidades para o uso da Tecnologia Educacional devem estar previstas dentro do Projeto Político Pedagógico e em outros documentos normativos da instituição de ensino.

(3) Investimento: É importante relacionar tudo aquilo que a escola possui de suporte para o uso da tecnologia para desenvolver planos reais sobre as práticas que podem ser adotadas. Esta relação também deixa claro aquilo que é preciso melhorar e o investimento que pode ser feito com esta finalidade.

(4) Capacitação: De nada adiantam os recursos tecnológicos sem uma equipe de professores e profissionais capacitados para extrair deles as melhores práticas pedagógicas. Por isso, a formação dos educadores para a tecnologia é primordial.

(5) Diálogo: Uma ação importante é estimular o diálogo e a troca de experiências entre as equipes. Os professores sentem-se mais seguros, dispostos e motivados a utilizarem a tecnologia quando compartilham das experiências de seus pares.

(6) Segurança: É preciso estimular o uso consciente e seguro dos recursos digitais por parte tanto das equipes da escola quanto dos estudantes.

(7) Atualização: A partir do momento em que o professor identifica uma prática ou rotina que poderia ser inovada com o uso da tecnologia, também é importante pensar na atualização dos planos de aula que nortearão tais práticas.

Referência Bibliográfica:
ALMEIDA, Nanci Aparecida de (Coord.). Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica. São Paulo: Cengage Learning, 2014.



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