A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA, A CULTURA ESCOLAR E A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Por JORGE ESCHRIQUI
Enquanto uma importante instituição social, a função da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e emocionais dos alunos por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes e valores) que deve acontecer de maneira contextualizada. Assim, torna-se viável o despertar da cidadania participativa em uma sociedade democrática nos estudantes.
O alcance deste objetivo demanda uma reflexão por parte de todos os membros da comunidade escolar (equipe pedagógica, gestor escolar, professor, demais funcionários, família e discentes) sobre o tipo de trabalho que se desenvolve na instituição de ensino e quais resultados se tem obtido para favorecer o acesso ao conhecimento. Para se conquistar o sucesso na formação dos alunos para o exercício da cidadania e a preparação para o mercado de trabalho, os componentes da comunidade precisam refletir sobre os aspectos da cultura escolar que afetam positiva ou negativamente no processo de ensino e aprendizagem (cultura escolar pode ser entendida como o conjunto de práticas, valores, e crenças compartilhados por todos aqueles que interagem no âmbito da escola), apontar os fatores que podem ser melhorados ou transformados (capacitação de professores, grau de participação da comunidade nas decisões por meio de uma gestão democrática, utilização de recursos materiais e didáticos, aproveitamento dos espaços físicos, formas de avaliação adotadas, metodologias de ensino, etc.) e ter objetivos bem definidos, ou seja, em qual ponto se encontra o ensino atualmente da escola a partir da análise das avaliações sistêmicas e quais estratégias e metas podem ser estabelecidas no Projeto Político-Pedagógico para a melhoria da qualidade da educação ofertada no futuro.
A clareza nos objetivos do Projeto Político-Pedagógico, levando-se em consideração as características organizacionais e as reais necessidades da instituição de ensino, contribui muito para bons planejamentos que possam empreender inovações nas práticas pedagógicas, nos relacionamentos interpessoais e nas maneiras como são resolvidos os problemas cotidianos a partir de ações pautadas na ética, no respeito à pluralidade e no espírito democrático.
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