SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS TEORIAS DE JEAN PIAGET E LEV VYGOTSKY - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Por JORGE ESCHRIQUI
(1) Semelhanças entre Jean Piaget e Lev Vygotsky:
Piaget e Vygotsky são interacionistas, ou seja, defendem a interação de fatores inatos e fatores ambientais durante o processo de desenvolvimento humano. Tanto o meio quanto o organismo exercem influência entre si. Atribuem um papel importante à relação entre as pessoas e destas com os objetos que as cercam. A relação indivíduo/sociedade é vista como uma relação dialética na qual um constitui o outro, isto é, o homem constrói-se ao construir a sua realidade.
São construtivistas, isto é, afirmam que o desenvolvimento intelectual dá-se por meio das relações recíprocas do homem com o meio. O convívio social é fator determinante para o desenvolvimento humano e o curso de sua vida pode ser modificado a partir das relações sociais estabelecidas.
Os dois autores opõem-se às teorias inatista (evolucionismo ou darwinismo social) e ambientalista (behaviorismo ou comportamento condicionado) do desenvolvimento humano.
Enfatizam a importância da compreensão da gênese dos processos psíquicos (Psicologia Genética), ou seja, do estudo da origem e evolução do desenvolvimento humano fundamentado na gênese dos processos psicológicos (teorias psicogenéticas). Os processos psicológicos elementares especializam-se até o ser humano chegar ao ponto de memorizar várias coisas, prestar atenção por horas em algo que lhe interessa, pensar de forma abstrata, fazer generalizações, criar, ter vontade própria e aprender.
Piaget e Vygotsky defendem que se respeito o nível da criança na colocação mínima e máxima para cada ensinamento.
Consideram o discurso egocêntrico como ponto de partida do discurso interior.
(2) Diferenças entre Piaget e Vygotsky:
(A) O papel dos fatores internos e externos no desenvolvimento:
Para Vygotsky, o desenvolvimento é um processo que se dá de fora para dentro. Privilegia o ambiente social. Variando-se tal ambiente, o desenvolvimento também variará. O cérebro (suporte biológico) é importante para o funcionamento psicológico, mas o ser humano depende também das relações sociais que estabelece com o mundo exterior. Estas relações se desenvolvem em um processo histórico de acordo com a evolução da cultura (teoria sócio histórica). Por outro lado, de acordo com Piaget, o desenvolvimento é um processo que se dá de dentro para fora. Privilegia a maturação biológica como suporte para o desenvolvimento, ou seja, acredita que este estivesse predeterminado e o seu afloramento fosse vinculado a uma questão de tempo. Aceita que os fatores internos preponderam sobre os externos. Postula a evolução da inteligência humana em estágios (estágio sensório-motor, estágio pré-operatório, estágio operatório e estágio de operações formais).
(B) O papel da aprendizagem:
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente. Portanto, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento. A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do indivíduo com o mundo está sempre mediado pelo outro. Os mediadores que sempre estarão entre o ser humano e o mundo real são os Instrumentos (objetos que o indivíduo utiliza no dia a dia para a realização de algo) e Signos (elementos que representam outros objetos, eventos e situações, como por exemplo, as palavras que nomeiam os objetos). Por outro lado, Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento, minimizando o papel da interação social. Defende que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança de acordo com o estágio de desenvolvimento em que se encontra, aproximando-se da concepção dos adultos. O desenvolvimento cognitivo dá-se pela assimilação do objeto de conhecimento a partir de estruturas anteriores presentes no sujeito e pela acomodação de tais estruturas em função do que será assimilado. A adaptação (relação entre assimilação e acomodação) permite ao ser humano não somente transformar os elementos assimilados, tornando-os parte da estrutura do organismo, mas também possibilita o ajuste e a acomodação deste organismo aos elementos incorporados.
(C) O papel da linguagem no conhecimento:
Para Vygotsky, a aquisição da linguagem é um fator histórico e social, sendo a linguagem um fator primordial para a construção do conhecimento. Pensamentos e linguagem são processos interdependentes desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica as suas funções mentais superiores, dando uma forma ao pensamento, possibilitando o aparecimento da imaginação e memória e o planejamento da ação. De acordo com Piaget, a aquisição da linguagem só ocorre depois que a criança já alcançou determinado nível de habilidades mentais, subordinando-se aos processos de pensamento.
(D) A relação entre linguagem e pensamento:
Segundo Vygotsky, a linguagem sintetiza a experiência direta das crianças e, por isso, adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento. Conforme Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem (inteligência prática na fase sensório-motora de 0 a 2 anos, que se refere à manipulação dos objetos e só utiliza percepções e movimentos organizados em esquemas de ação), sendo uma de suas formas de expressão. O pensamento depende da coordenação dos esquemas sensório-motores e não da linguagem. Estabelece separação entre as informações que podem ser passadas por meio da linguagem e os processos que não parecem sofrer qualquer influência cognitiva.



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