A DIFERENÇA ENTRE INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO
Por JORGE ESCHRIQUI
Instruir é capacitar e habilitar o indivíduo para a aquisição de certos conhecimentos que o possibilitem a realização de certas tarefas. Quando uma escola ou um curso pré-vestibular treina o aluno através da repetição contínua de vários exercícios sobre um conteúdo ou da aplicação de simulados para que seja aprovado em uma prova de avaliação do rendimento ou de vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), está o adestrando para manter um certo ritmo e estilo de estudo com objetivos imediatos. Trata-se de um modelo pedagógico que não busca a construção de um conhecimento crítico e reflexivo, no qual o aluno também participe como agente ativo no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que o objetivo não é este.
O objetivo central da instrução neste caso é somente a aquisição imediata e momentânea de conhecimentos em diversas disciplinas com o fim de que o estudante seja aprovado. Uma vez aprovado, poderá o aluno descartar todo aquele conhecimento adquirido e buscar outro mais compatível com o próximo nível de ensino e objetivo de vida.
Por outro lado, educar é mais do que simplesmente adquirir conhecimento técnicos ou científicos para se fazer determinadas tarefas. Além da aprendizagem dos conteúdos de várias disciplinas, educar implica, acima de tudo, uma formação humanística. Neste sentido, educar demanda um trabalho pedagógico de constituição da personalidade do aluno através do aprendizado de valores que possam fazê-lo a agir com ética, consciência e respeito na sociedade e perante às demais pessoas e de conhecimentos que extrapolem os limites da unidade escolar, tornando-se imprescindíveis para a compreensão da realidade que o cerca (relação entre teoria e prática).
Comentários
Postar um comentário
Evitar comentários que: (1)sejam racistas, misóginos, homofóbicos ou xenófobos; (2) difundam a intolerância política; (3) atentem contra o Estado Democrático de Direito; e (4) violem a honra, dignidade e imagem de outras pessoas. Grato pela compreensão.