AS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO HUMANA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Por JORGE ESCHRIQUI
A escola e, em especial, as Ciências Humanas, podem contribuir para a formação humana do educando por meio da abordagem de conhecimentos em sala de aula que sejam relevantes para a vida presente e futura do aluno, ou seja, para além dos limites físicos da instituição de ensino. Uma educação preocupada com a formação humana do discente implica em literalmente prepará-lo para a vida, isto é, em promover conhecimentos que possam ser continuamente mobilizados durante a sua existência como instrumentos necessários para uma reflexão crítica e atuação consciente diante dos problemas da sociedade na qual ele está inserido enquanto cidadão.
A área das Ciências Humanas no currículo escolar (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) deve pautar-se pelo estudo dos seres humanos em suas múltiplas relações. Os seus saberes precisam ser mobilizados na escola com a finalidade de auxiliar os estudantes na aquisição de conhecimentos que os levem a uma posição reflexiva e crítica sobre os vários problemas da sociedade em que estão inseridos e que afetam diretamente as suas condições de existência e perspectivas de vida.
No que diz respeito especificamente à História, esta disciplina possibilita a aquisição de uma bagagem de conhecimentos que poderão ser mobilizados ao longo da vida do aluno visando à compreensão das relações entre diferentes sociedades no espaço e no tempo, o que contribuirá para a construção de sua identidade e o reconhecimento do outro, e à análise dos inúmeros problemas da sociedade em que vive através das relações entre passado, presente e futuro, das noções de permanência e ruptura e dos conceitos de curta (acontecimento), média (conjuntura) e longa duração (sistema). Neste sentido, o professor deve desenvolver práticas pedagógicas que estimulem a aquisição pelos estudantes de conteúdos, conceitos e formas de pensar e agir que os conduza à percepção de que as reflexões de natureza histórica realizadas em sala de aula não são relevantes apenas para a vida escolar, mas se constituem somente em um ponto de partida que servirá para outras reflexões de natureza semelhante ao longo de toda a existência deles. Afinal, dentro ou fora do ambiente escolar, o discente continuará sendo sempre um indivíduo eminentemente histórico, baseando-se as suas ações e formas de pensamento na influência exercida pelo conjunto de valores, hábitos, atitudes e comportamentos em voga na sociedade da qual pertencem em determinado espaço e tempo.
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