A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE NOÇÕES BÁSICAS DE PSICOLOGIA PARA O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Por JORGE ESCHRIQUI
O conhecimento de noções básicas de Psicologia é fundamental para o exercício do magistério em decorrência do tempo escasso que as famílias dispõem para os filhos em uma sociedade em que os casais precisam trabalhar para a sustentação dos lares e acontece a perda de valores e identidades tradicionais ocasionada pelos processos de migrações e urbanização intensificados desde os anos 1950 (processo que pode resultar na desestruturação das famílias motivada pelas más condições de vida e pela violência, principalmente, nas periferias dos centros urbanos). É esta a clientela de crianças e jovens com a qual os professores da Educação Básica deparam-se frequentemente nas escolas públicas.
Trata-se de crianças e jovens que normalmente têm no convívio escolar o seu único meio de socialização e que veem nos colegas e funcionários da escola, sobretudo nos professores, as pessoas com as quais realmente podem compartilhar os seus sentimentos, angústias, afetos, etc. Portanto, a interação entre professor e aluno não deve ser fria e pautada apenas em uma relação profissional entre o trabalhador e o "objeto do seu ganha pão diário", mas baseada na conscientização por parte do docente de que está lidando com seres humanos que possuem a sua formação constituída tanto pelo desenvolvimento de aspectos cognitivos quanto pelo aprimoramento dos elementos psicológicos, afetivos e emocionais. Afinal, o ser humano é razão e emoção. A partir do adequado equilíbrio entre estes dois fatores se consegue prepará-lo no ambiente escolar para que futuramente exerça os papéis almejados pela sociedade enquanto adulto, pai ou mãe (caso venha a constituir família) e cidadão ou cidadã críticos e conscientes de seus direitos e atuante na transformação da realidade.
Ademais, o rendimento e o comportamento escolar são influenciados pela situação psicológica do aluno. Embora tenha que lidar cotidianamente com várias classes e centenas de alunos em uma ou várias escolas, o professor deve aproximar-se e conhecer minimamente cada estudante, tendo em mente um perfil comportamental e de rendimento dele, para que possa identificar com a colaboração de conhecimentos básicos em Psicologia certas mudanças repentinas neste perfil. Ao identificar tal fato que, embora não esteja algumas vezes relacionado à vida escolar e sim ao convívio familiar, deve procurar aproximar-se e ouvir o estudante, respeitando a sua privacidade e vontade ou não de revelar o que sente, ou comentar a situação para a mediadora, orientadora educacional, psicóloga ou direção (a pessoa que o ache que possa tomar uma atitude que não seja traumática e prejudique ainda mais o estado psicológico do aluno) para que tome medidas que possam definir a causa e as possíveis soluções para o problema emocional que afeta o rendimento e a relação social do discente na escola.
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