OS AGENTES DO PROCESSO PEDAGÓGICO

Por JORGE ESCHRIQUI
Uma relação de respeito entre educador e educandos em ambientes diversificados de ensino e aprendizagem tem como pressuposto uma análise prévia por parte do docente do contexto social no qual se insere o público discente com o qual irá desenvolver o seu trabalho pedagógico antes da elaboração do planejamento das aulas e da adoção de uma metodologia de ensino. Por outro lado, esta análise prévia deve se pautar por uma atitude de alteridade que possibilite ao educador o reconhecimento dos aspectos culturais característicos de cada grupo social, étnico e cultural com os quais interagirá em diversos ambientes educacionais, evitando-se tornar as diferenças em fator que o induza a pré-julgamentos que interferem negativamente nos objetivos de seu trabalho pedagógico. Pelo contrário, tais diferenças devem constituir-se em elemento de reconhecimento do outro e de aceitação da pluralidade.
A partir do momento em que o professor consegue superar os preconceitos originários de sua formação e origem social, ele pode buscar uma compreensão dos aspectos familiares, sociais e econômicas que influenciam positiva ou negativamente para o desempenho escolar do corpo discente. Ademais, tal prática cria as condições para que haja uma transposição didática, ou seja, aconteça uma interação entre o aprendizado dos conteúdos escolares e a realidade dos alunos, despertando-se neles o interesse para os conhecimentos difundidos na escola por meio de uma aprendizagem significativa pautada na ideia de que o saber escolar deve servir para a formação humana e cidadã do discente, extrapolando-se, assim, os limites físicos da escola e o período escolar. Também é essencial que o docente procure conhecer minimamente os fatores que possam prejudicar o rendimento e a disciplina de um determinado aluno, buscando alternativas junto à equipe gestora da escola para a solução dos casos particulares.
Entretanto, para que tal fato aconteça, é imprescindível também a existência de políticas públicas educacionais que possibilitem ao professor se fixar em uma escola, sem a necessidade de cumprir uma enorme carga horária em diversos lugares simultaneamente em decorrência de ínfimos salários, pois esta prática impede que o docente crie vínculos com os seus alunos e conheça a realidade na qual se insere o seu ambiente de trabalho.



Comentários

TEXTOS MAIS LIDOS