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A INICIAÇÃO NA PESQUISA CIENTÍFICA PODE SER UM IMPORTANTE RECURSO DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA?: O EXEMPLO DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA Por JORGE ESCHRIQUI A História apresenta duas faces. Uma face científica caracterizada pela objetividade e outra artística ou literária marcada pela subjetividade. A face científica ou objetiva diz respeito à constatação de que a História se constitui em uma ciência que apresenta uma linguagem acadêmica durante a escrita da produção de uma pesquisa (historiografia) e um arcabouço teórico e metodológico próprio no tratamento do objeto de estudo (epistemologia), além de possuir técnicas para identificar a validade dos dados presentes em documentos (heurística). Contudo, tanto os documentos quanto os trabalhos historiográficos não conseguem contemplar o passado em sua totalidade. Isto se deve sobretudo ao fato de que a produção histórica está permeada pelas visões de mundo e pelos val...
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  AS CIÊNCIAS HUMANAS E A FORMAÇÃO HUMANA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Por JORGE ESCHRIQUI A escola e, em especial, as Ciências Humanas, podem contribuir para a formação humana do educando por meio da abordagem de conhecimentos em sala de aula que sejam relevantes para a vida presente e futura do aluno, ou seja, para além dos limites físicos da instituição de ensino. Uma educação preocupada com a formação humana do discente implica em literalmente prepará-lo para a vida, isto é, em promover conhecimentos que possam ser continuamente mobilizados durante a sua existência como instrumentos necessários para uma reflexão crítica e atuação consciente diante dos problemas da sociedade na qual ele está inserido enquanto cidadão. A área das Ciências Humanas no currículo escolar (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) deve pautar-se pelo estudo dos seres humanos em suas múltiplas relações. Os seus saberes precisam ser mobilizados na escola com a finalidade de auxilia...
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A INCLUSÃO SOCIAL E A DESNATURALIZAÇÃO DOS PRECONCEITOS DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS Por JORGE ESCHRIQUI Uma das funções do professor nos espaços educativos é contribuir para a formação intelectual e humana dos alunos, tendo como princípio norteador uma didática na qual estes sejam sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem e não apenas meros depósitos de conteúdos prontos e acabados. Para que tal prática ocorra, faz-se necessário o planejamento das etapas do trabalho pedagógico de abordagem dos diversos conteúdos, levando-se em consideração os programas curriculares e o Projeto Político-Pedagógico de cada instituição escolar. Neste sentido, é imprescindível um diagnóstico das condições sociais, econômicas e culturais das turmas de estudantes com as quais se desenvolverá a prática docente, o uso de recursos e a implementação de atividades que realizem a transposição didática dos conhecimentos escolares para a realidade dos discentes e, cons...
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  OS AGENTES DO PROCESSO PEDAGÓGICO Por JORGE ESCHRIQUI Uma relação de respeito entre educador e educandos em ambientes diversificados de ensino e aprendizagem tem como pressuposto uma análise prévia por parte do docente do contexto social no qual se insere o público discente com o qual irá desenvolver o seu trabalho pedagógico antes da elaboração do planejamento das aulas e da adoção de uma metodologia de ensino. Por outro lado, esta análise prévia deve se pautar por uma atitude de alteridade que possibilite ao educador o reconhecimento dos aspectos culturais característicos de cada grupo social, étnico e cultural com os quais interagirá em diversos ambientes educacionais, evitando-se tornar as diferenças em fator que o induza a pré-julgamentos que interferem negativamente nos objetivos de seu trabalho pedagógico. Pelo contrário, tais diferenças devem constituir-se em elemento de reconhecimento do outro e de aceitação da pluralidade. A partir do momento em que o prof...
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SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS TEORIAS DE JEAN PIAGET E LEV VYGOTSKY - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM Por JORGE ESCHRIQUI (1) Semelhanças entre Jean Piaget e Lev Vygotsky : Piaget e Vygotsky são interacionistas, ou seja, defendem a interação de fatores inatos e fatores ambientais durante o processo de desenvolvimento humano. Tanto o meio quanto o organismo exercem influência entre si. Atribuem um papel importante à relação entre as pessoas e destas com os objetos que as cercam. A relação indivíduo/sociedade é vista como uma relação dialética na qual um constitui o outro, isto é, o homem constrói-se ao construir a sua realidade. São construtivistas, isto é, afirmam que o desenvolvimento intelectual dá-se por meio das relações recíprocas do homem com o meio. O convívio social é fator determinante para o desenvolvimento humano e o curso de sua vida pode ser modificado a partir das relações sociais estabelecidas. Os dois autores opõem-se às teorias...
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  AS DIFERENTES PERSPECTIVAS SOBRE A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Por JORGE ESCHRIQUI (1) Qual é o papel da História na avaliação dos acontecimentos atuais? O papel da História na escola é retirar os jovens de um "presenteísmo" que os impede a percepção no passado da presença de possíveis fatores explicativos para o entendimento de fatos e fenômenos do mundo contemporâneo. Tal "presenteísmo" pode ser explicado pelos hábitos de consumo intensos implantados pela fase atual do sistema capitalista que procura constantemente relacionar o novo com o moderno e o antigo com o velho ou ultrapassado e vincular a autoestima dos indivíduos com o consumo desenfreado e, muitas vezes, irracional de novos objetos e tecnologias lançados constantemente. Além disso, o estado de "presentificação" está baseado também na massificação de informações que são compartilhadas no mundo globalizado por diversos meios de comunicação. Informações que normalmente são desp...
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A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE NOÇÕES BÁSICAS DE PSICOLOGIA PARA O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Por JORGE ESCHRIQUI O conhecimento de noções básicas de Psicologia é fundamental para o exercício do magistério em decorrência do tempo escasso que as famílias dispõem para os filhos em uma sociedade em que os casais precisam trabalhar para a sustentação dos lares e acontece a perda de valores e identidades tradicionais ocasionada pelos processos de migrações e urbanização intensificados desde os anos 1950 (processo que pode resultar na desestruturação das famílias motivada pelas más condições de vida e pela violência, principalmente, nas periferias dos centros urbanos). É esta a clientela de crianças e jovens com a qual os professores da Educação Básica deparam-se frequentemente nas escolas públicas. Trata-se de crianças e jovens que normalmente têm no convívio escolar o seu único meio de socialização e que veem nos colegas e funcionários da escola, sobretudo no...
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  A DIFERENÇA ENTRE INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO Por JORGE ESCHRIQUI Instruir é capacitar e habilitar o indivíduo para a aquisição de certos conhecimentos que o possibilitem a realização de certas tarefas. Quando uma escola ou um curso pré-vestibular treina o aluno através da repetição contínua de vários exercícios sobre um conteúdo ou da aplicação de simulados para que seja aprovado em uma prova de avaliação do rendimento ou de vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), está o adestrando para manter um certo ritmo e estilo de estudo com objetivos imediatos. Trata-se de um modelo pedagógico que não busca a construção de um conhecimento crítico e reflexivo, no qual o aluno também participe como agente ativo no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que o objetivo não é este. O objetivo central da instrução neste caso é somente a aquisição imediata e momentânea de conhecimentos em diversas disciplinas com o fim de que o estudante seja aprovado. Uma vez aprovado, p...
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A LEITURA, A CONTEXTUALIZAÇÃO E A ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO AO CONHECIMENTO DO MUNDO NO ENSINO MÉDIO Por JORGE ESCHRIQUI Os alunos da Educação Básica demonstram um certo desinteresse pela área de Ciências Humanas decorrente da resistência à leitura. A disciplina de História, por exemplo, pode contribuir para a solução deste problema educacional desde que os professores reflitam sobre quais fatores de ordem social e cultural podem ser apontados como explicativos para a prática de resistência à leitura. Além disso, mais do que refletirem sobre tais questões, os docentes devem rever os seus próprios hábitos de leitura e precisam buscar práticas pedagógicas que incentivem os estudantes a ler. Há a necessidade da abordagem dos conteúdos tratados em sala de aula a partir de uma problematização fundamentada na leitura de textos. No caso específico da História, a disciplina pode possibilitar o desenvolvimento das habilidades de leitura, reflexão e escrita por meio da interpreta...
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  A METODOLOGIA DE PROJETOS EDUCATIVOS NAS ESCOLAS Por JORGE ESCHRIQUI A Metodologia é o estudo das etapas a seguir em um determinado processo. Mais suscintamente, é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no percurso de uma determinada atividade, obedecendo a um tempo previamente estabelecido e adotando recursos humanos e materiais. O resultado final de todo procedimento metodológico é um material documentado (relatório) com análises sobre o alcance ou não dos objetivos previamente estabelecidos para as diversas fases e etapas de um projeto. Como a atividade de elaborar e desenvolver projetos educativos pode se tornar uma metodologia? Primeiramente, é inconcebível se pensar em projetos no ambiente escolar sem uma definição dos caminhos a serem seguidos pelo professor e pelos alunos para a definição das fases ou etapas do processo de estudo de certo tema a partir dos problemas ou necessidades visando ao alcance de determinados obje...