Postagens

Imagem
  CORDEL PARA PAULO FREIRE (HOMENAGEM) Por JUARÊS ALENCAR PEREIRA (Exu-sertão de Pernambuco. Professor de História e Cordelista) Uma história de valor Vale a pena ressaltar E que fez a diferença Na educação popular Esse grande Paulo Freire Referência em educar. Paulo Freire promoveu O seu projeto exemplar De envolver todo o Brasil Na educação popular E o seu lema em desafio Educar pra transformar. Pernambucano de origem Em Recife ele nasceu Onde desde pequenino Com os pobres conviveu Diante das dificuldades Nova pedagogia nasceu. Com o projeto memória Que traz em sua exposição Esse grande educador Orgulho dessa Nação Pelo seu grande trabalho Referência na educação. Jamais serás esquecido Nome de todo respeito Na história sempre visto Por todos seus grandes feitos Educar e libertar Sendo assim o seu conceito. O menino que lia o mundo Com seu perfil de estudante Educador e ativista E não parava um instante Deixou seu grande legado Com obras exuberantes. A sombra de uma mangueira ...
Imagem
A NECESSIDADE DE UMA POLÍTICA DE UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO A LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL Por JORGE ESCHRIQUI As escolas públicas deveriam implantar métodos e técnicas educacionais de vanguarda, oferecendo aos alunos espaços de aprendizagem diferenciados, com laboratórios, bibliotecas, centros esportivos, sala de aula virtual, além de organizarem excursões pedagógicas para enriquecer os conteúdos curriculares. Ao invés de perder o foco no que é realmente importante para o país, isto é, o entendimento da Educação enquanto uma política de Estado e não de um governo, discutindo-se supostos “vieses ideológicos” ou apontando-se possíveis inimigos ou “demonizando” grupos sociais ou pessoas, talvez fosse mais pertinente por parte da atual gestão do Ministério da Educação refletir sobre a realidade das escolas públicas e os fatores realmente determinantes para uma melhoria da qualidade do ensino. Realidade caracterizada por muitas dificuldades m...
Imagem
PUBLICAÇÃO DE ARTIGO NA REVISTA HISTÓRIA E CULTURA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP) - CAMPUS DE FRANCA-SP REFLEXÕES ACERCA DOS CONCEITOS DE IDENTIDADE E DIVERSIDADE NA BNCC DE HISTÓRIA Venho mui respeitosamente compartilhar com os leitores deste blog um artigo escrito por mim e publicado na Revista História e Cultura do PPGH-UNESP-Campus de Franca (Dossiê: História e Gênero-Novos Debates), intitulado "REFLEXÕES ACERCA DOS CONCEITOS DE IDENTIDADE E DIVERSIDADE NA BNCC DE HISTÓRIA". O exercício da cidadania no contexto democrático brasileiro atual deve ter como pressuposto o reconhecimento da existência e do direito de participação nas discussões e nas políticas públicas de múltiplos segmentos sociais, étnicos, culturais e políticos por parte da sociedade em geral e do Estado. Nesse sentido, a História é uma disciplina fundamental na grade curricular da Educação Básica. Ao contribuir para o resgate da memória dos diversos gr...
Imagem
  OS DESAFIOS DE UM PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR (UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL PARA UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE OS DIAS ATUAIS) Por GUSTAVO CAPANEMA (Pitangui-MG, 1900 - Rio de Janeiro-RJ, 1985. Bacharel em Direito, político e Ministro da Educação entre 1934 e 1945) Os trabalhos de multiplicação dos bens, aprimoramento da cultura, elevação das virtudes e outros, em qualquer domínio que sejam as atividades no Brasil, por mais renhidos que pareçam, não produzirão a soma dos frutos esperados, se a educação for pouca e de fraca influência. Mas darão resultados milagrosos, transformando os nossos planos e esforços em coisas reais, úteis e belas, se dermos o sentido e o ímpeto e mobilizarmos os instrumentos numerosos e adequados para essa mesma educação. O ensino superior precisa ser ampliado e melhorado. A filosofia, as ciências, as letras, as artes e todas as grandes técnicas, devem ser ensinadas, a primor, aos estudantes realment...
Imagem
OS CONCEITOS DE AVALIAÇÃO E COMPETÊNCIA NOS PROGRAMAS CURRICULARES E EM OUTROS DOCUMENTOS OFICIAIS NO CAMPO EDUCACIONAL Por JORGE ESCHRIQUI Avaliar é aferir em que medida um processo ou um estado de coisas está de acordo com o planejado, esperado ou desejado. No caso da avaliação de competências, o foco está no desenvolvimento (processo) e na posse (estado de coisas), por parte dos alunos, das competências que a escola espera que aprendam. Em outras palavras, o foco está na comparação da efetiva aprendizagem dos alunos com as expectativas que a escola tem acerca dessa aprendizagem. A principal dificuldade na avaliação de competências está no fato de que, muitas vezes, é difícil, ou até mesmo impossível, observar diretamente se um aluno está desenvolvendo ou já possui determinada competência, porque esta não é diretamente observável ou não é fácil observá-la. É relativamente fácil observar se uma pessoa possui a competência de andar de bicicleta. Todavia, a competência de di...
Imagem
A TRAGÉDIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA: A DOMINAÇÃO DAS MASSAS PELA FORÇA DOS “MITOS” E PELA PUBLICIDADE IDEOLOGICAMENTE ORGANIZADA (Para uma reflexão sobre o contexto político brasileiro atual) Por PAULO FREIRE (Recife-PE,1921-São Paulo-SP,1997. Educador e patrono da educação brasileira) Para o homem, o mundo é uma realidade objetiva, independente dele, possível de ser conhecida. É fundamental, contudo, partirmos de que o homem, ser de relações e não só de contatos, não apenas está no mundo, mas com o mundo. Estar com o mundo resulta de sua abertura à realidade, que o faz ser o ente de relações que é. Herdando a experiência adquirida, criando e recriando, integrando-se às condições de seu contexto, respondendo a seus desafios, objetivando-se a si próprio, discernindo, transcendendo, lança-se o homem num domínio que lhe é exclusivo – o da História e o da Cultura. Enquanto o animal é essencialmente um ser da acomodação e do ajustamento, o homem o é da integração. A luta por sua huma...
Imagem
AS CONTRIBUIÇÕES DE MICHEL FOUCAULT PARA AS DISCUSSÕES SOBRE OS PROBLEMAS DISCIPLINARES E O PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NO BRASIL Por JORGE ESCHRIQUI Michel Foucault não abordou especificamente a educação em sua produção intelectual. Na realidade, ele apenas tratou da escola enquanto uma instituição moderna importante para a compreensão do processo histórico-social de vigilância e adestramento do corpo e da mente dos indivíduos em diferentes sociedades. Nesse contexto, a escola é uma das várias instituições sociais (como o exército, as fábricas, as prisões, os asilos, etc.) responsáveis por moldar os sujeitos, tendo como parâmetro uma concepção de cidadão ideal que exerça as suas tarefas coletivas e individuais de acordo com as normas estabelecidas pelo Poder. O mecanismo utilizado pelas instituições sociais para moldar os indivíduos a padrões de comportamentos considerados ideais pelo Poder é a disciplina, que tem como finalidades "domesticar" ...
Imagem
PUBLICAÇÃO DE ARTIGO SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO NA REVISTA "HISTÓRIA: QUESTÕES E DEBATES" DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) E ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE HISTÓRIA (APAH) Venho mui respeitosamente compartilhar com os leitores deste blog um artigo escrito por mim e publicado na Revista "História: Questões e Debates" do PPGH-UFPR e da APAH (Dossiê: Direitos Humanos e Políticas de Memória), intitulado "Saber Histórico e Desenvolvimento das Competências de Leitura e Escrita no Currículo Oficial do Estado de São Paulo". O saber histórico de sala de aula pode se tornar uma importante ferramenta para a formação cidadã dos alunos na medida que relaciona os problemas, os desafios, as demandas e a participação dos diversos atores sociais no cenário sócio-político contemporâneo às identidades, negociações, lutas e conquistas dos vários segmentos sociais que contribuíram no pas...
Imagem
  AVALIAÇÃO E COMPETÊNCIA: AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS OU COMPETÊNCIAS EM AVALIAÇÃO? Por JORGE ESCHRIQUI Avaliação e competência são dois termos que trazem uma multiplicidade de significados e provocam diferentes interpretações. Em seus primórdios, a avaliação era chamada de Docimologia, expressão criada por Henri Pierón, na década de 1920, e que significava o estudo das notas atribuídas nos exames. As questões mais comuns nessa época eram: Quais os fatores que interferem na atribuição de uma nota? Quais as condições que um instrumento deve ter para permitir resultados mais precisos? Nessa perspectiva, a avaliação surgiu com a criação de sistemas de testagem, sendo um dos primeiros o sistema desenvolvido por Horace Mann, no século XIX, com o objetivo de substituir os exames orais pelos exames escritos, utilizar poucas questões gerais em vez de um número maior de questões específicas, e buscar padrões mais racionais do alcance escolar. A avaliação, sobretudo nos EUA, era t...