Postagens

Imagem
  UMA PRECE POR UMA NAÇÃO DE FARISEUS E FALSOS PROFETAS Por JORGE ESCHRIQUI Meu Deus, por que é que nesta nação transformam-se falsos mitos em divindades, falsos profetas em doutos de dogmas e da fé e se esquece da caridade, da compaixão e do amor ao próximo? Meu Deus, por que é que "cidadãos de bem" e "cristãos tradicionais" agem sempre em nome de falsas cruzadas e violentam inocentes criaturas, corrompem, caluniam, perseguem e ainda apunhalam os seus semelhantes por trás? A fortuna à custa da inocência ou ignorância de "fiéis" movimentando impérios suntuosos e templos comerciais. São falsos profetas, desde as suas igrejas, vendendo a fé como se fosse mais um objeto neste mundo capitalista frio, insensível, egoísta e calculista, e aqueles que mais necessitam de um ato de humanidade, uma luz de esperança ou uma mão estendida, são renegados, esquecidos, tornados invisíveis ou ainda condenados por um "Tribunal da Inquisição" sob o olhar indifer...
Imagem
  PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR Por JORGE ESCHRIQUI As instituições de ensino brasileiras ainda apresentam uma cultura escolar impregnada por atitudes e valores impregnados de perspectivas equivocadas sobre a Psicologia do Desenvolvimento Humano que refletem negativamente sobre as práticas pedagógicas elaboradas pelos docentes e, consequentemente, o rendimento dos estudantes. Ainda é bastante comum se observar nos dias atuais visões deterministas e preconceituosas por parte dos diversos grupos que compõem a comunidade escolar (pais ou responsáveis, gestores e professores) que procuram elencar diversos motivos ou fatores para a explicação ou a justificativa do fracasso ou sucesso nos estudos de crianças e jovens. Várias dessas visões trazem em seu cerne elementos das concepções inatista e ambientalista do desenvolvimento humano que exercem influências diretas sobre o pensar e o agir no cotidiano escolar, impedindo-se, assim, práticas...
Imagem
  O QUE ABORDA A OBRA "O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA"? (21 DE FEVEREIRO DE 2024: 177 anos da primeira edição da obra de Karl Marx e Friedrich Engels) Por JORGE ESCHRIQUI O Manifesto do Partido Comunista apareceu em 21 de fevereiro de 1848 por meio da elaboração do Programa da Liga dos Comunistas, da qual ficaram incumbidos da redação Karl Marx e Friedrich Engels. (1) A primeira parte da obra: "Burgueses e Proletários" A primeira parte da obra "O Manifesto do Partido Comunista", "Burgueses e Proletários", tem como tese principal a ideia de que o motor da história é o antagonismo de classes. A sociedade burguesa não aboliu tal antagonismo, mas apenas simplificou-o, reduzindo o embate a duas grandes classes: a burguesia e o proletariado. A burguesia caracteriza-se por um aspecto revolucionário, pois para chegar ao poder "destruiu todas as relações feudais, patriarcais, idílicas" (p. 84). Reduziu profissionais "vene...
Imagem
ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DA PSICOLOGIA DO DESENVOLIMENTO HUMANO PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO Esquema textual por JORGE ESCHRIQUI (1) JEAN PIAGET: A partir da Epistemologia Genética (teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança, segundo a qual o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida), Piaget impactou a Pedagogia ao demonstrar que o educador não pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro lado, ainda que ela apresente essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos porque o conhecimento se dá por meio de descobertas que a própria criança faz. Daí a origem da corrente construtivista da Pedagogia que, em termos gerais, propõe que o aprendizado é construído pelo próprio estudante, ou seja, o professor deve estimular ao longo do processo de e...
Imagem
  O QUE SERIA UMA ESCOLA FEITA PARA OS JOVENS NO BRASIL? Por JORGE ESCHRIQUI Uma escola feita para os jovens seria aquele espaço social capaz de cumprir realmente a sua função de agente de intervenção na sociedade. Deveria ser aquela instituição na qual o Projeto Político Pedagógico e a cultura escolar fossem balizados pela definição e clareza dos objetivos da proposta de ensino e aprendizagem, tendo como preocupação crucial sempre o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor dos alunos. A escola deveria ser aquele lugar que oportunizasse às novas gerações um processo de socialização por meio da convivência respeitosa e altruísta com a diversidade étnico-racial, de gênero, socioeconômica, religiosa, política e cultural que caracteriza historicamente a população brasileira. Pensando-se e implantando-se no país instituições de ensino pautadas por uma educação inclusiva, esses importantes espaços de socialização seriam capazes de aceitarem e valorizarem os elementos espec...
Imagem
  DE QUAL NACIONALISMO O BRASILEIRO REALMENTE NECESSITA? (Para uma reflexão sobre a equivocada retórica “patriótica” e “nacionalista” do discurso militar e da extrema direita) Por ANÍSIO SPÍNOLA TEIXEIRA (Caetité-Bahia, 12 de julho de 1900 - Rio de Janeiro, 11 de março de 1971. Jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro) Nacionalismo é, fundamentalmente, a tomada de consciência pela nação de sua existência, de sua personalidade e dos interesses dos seus filhos. Pelo nacionalismo, os indivíduos da nação se fazem verdadeiramente irmãos e tudo que atinja a cada um passa a atingir a todos. Por isto mesmo, antes de mais nada, o nacionalismo aguça em cada um o sentimento de justiça para com os demais habitantes do país, impondo a participação de todos na vida nacional e fazendo crescer a coesão e a consciência de igualdade entre eles. Passam todos, efetivamente, a se sentirem cidadãos da mesma pátria, com direito à mútua solidariedade e a certa igualdade fundamental. O...
Imagem
  OS DESAFIOS À CIDADANIA E À DEMOCRACIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO Por JOSÉ MURILO DE CARVALHO (Andrelândia-MG, 1939. Historiador e cientista político. Membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Ciências). Após o fim da ditadura militar em 1985, havia a crença de que a democratização das instituições traria rapidamente a felicidade nacional. Pensava-se que o fato de termos reconquistado o direito de eleger nossos prefeitos, governadores e presidente da República seria garantia de liberdade, de participação, de segurança, de desenvolvimento, de emprego, de justiça social. Desde o fim da ditadura, problemas centrais de nossa sociedade, como a violência urbana, o desemprego, o analfabetismo, a má qualidade da educação, a oferta inadequada dos serviços de saúde e saneamento, e as grandes desigualdades sociais e econômicas ou continuam sem solução, ou se agravam, ou, quando melhoram, é em ritmo muito lento. Em consequência, os próprios mecanismos e agente...
Imagem
SOBRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA NUMA DEMOCRACIA: OS EQUÍVOCOS DO POLITICISMO PEDAGÓGICO E/OU DO PEDAGOGISMO POLÍTICO Por DERMEVAL SAVIANI (Santo Antônio de Posse - SP, 1943. Professor emérito da UNICAMP e coordenador geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR) Uma análise, ainda que superficial, do fenômeno educativo nos revela que, diferentemente da prática política, a educação configura uma relação que se trava entre não-antagônicos. É pressuposto de toda e qualquer relação educativa que o educador está a serviço dos interesses do educando. Nenhuma prática educativa pode instaurar-se sem esse suposto. Em se tratando da política, ocorre o inverso. A mais superficial das análises põe em evidência que a relação política se trava, fundamentalmente, entre antagônicos. No jogo político defrontam-se interesses e perspectivas mutuamente excludentes. Por isso em política o objetivo é vencer e não convencer. Inversamente, em ed...