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  ABC: QUANDO A GENTE APRENDE A LER Por LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO Quando a gente aprende a ler, as letras, nos livros, são grandes. Nas cartilhas - pelo menos nas cartilhas do meu tempo - as letras eram enormes. Lá estava o A, como uma grande tenda. O B, com seu grande busto e sua barriga ainda maior. O C, sempre pronto a morder a letra seguinte com a sua grande boca. O D, com seu ar próspero de grão-senhor. Etc. Até o Z, que sempre me parecia estar olhando para trás. Talvez porque não se convencesse que era a última letra do alfabeto e quisesse certificar-se de que atrás não vinha mais nenhuma. As letras eram grandes, claro, para que decorássemos a sua forma. Mas não precisavam ser tão grandes. Que eu me lembre, minha visão na época era perfeita. Nunca mais foi tão boa. E no entanto os livros infantis eram impressos com letras graúdas e entrelinhas generosas. E as palavras eram curtas. Para não cansar a vista. À medida que a gente ia crescendo, as letras iam diminuindo...
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  OPINIÃO SOBRE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES         Por JORGE ESCHRIQUI Faço as seguintes considerações: O melhor ensino fundamental público do Brasil é do Ceará e médio público é do Pernambuco com bases em dados do último IDEB. Fica a reflexão para os defensores da tal escola cívico-militar dos estados do Centro Sul do Brasil: (1) Por que naqueles estados do Nordeste não há este tipo de escola e o ensino público tem melhor qualidade? (2) Quer dizer que apenas os estados governados pela direita e extrema direita do Centro Sul (que se acham potências econômicas acima do bem e do mal) têm alunos com problemas de disciplina? (3) No Nordeste não há escolas com alunos com problemas de indisciplina? (4) A indisciplina está relacionada apenas a problemas dentro da escola ou inclui também situações como vulnerabilidade social e problemas familiares? (5) Usar a "ladainha" da escola sem partido ou ideologia para defender a escola cívico-m...
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AS SUPERSTIÇÕES, OS MITOS E OS ESTEREÓTIPOS SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS Por MARCOS BAGNO Em 1990, o linguista e educador britânico Michael Stubbs escrevia que "toda a área da língua na educação está impregnada de superstições, mitos e estereótipos, muitos dos quais têm persistido por séculos e, às vezes, com distorções deliberadas dos fatos linguísticos e pedagógicos". É triste constatar que essas palavras, publicadas há anos, se aplicam com precisão impressionante ao que ainda ocorre hoje em dia no Brasil. Passados mais de cem anos de surgimento, crescimento e afirmação da Linguística moderna como ciência autônoma - a sociedade normalmente prefere dar as costas à investigação científica da linguagem, preferindo consagrar-se à sustentação das "superstições, mitos e estereótipos" que circulam há mais de dois mil anos no Ocidente. Quando o assunto é língua, o espaço maior é ocupado por alguns oportunistas que, apoderando-se inteligentem...
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  AMOR À MANEIRA DE DEUS Por PADRE JÚLIO LANCELLOTTI* Sem dúvida, uma figura importantíssima na minha vida é Paulo Freire, com quem também convivi. Lembro-me de um momento muito marcante, quando recebi o título de doutor honoris causa pela PUC de São Paulo: o Paulo Freire também era doutor honoris causa naquela universidade e estava sentado do meu lado, prestigiando aquele momento; foi uma festa muito bonita com indígenas, crianças de rua e toda aquela situação de grandes desafios. E celebrei a missa de corpo presente do Paulo Freire, acompanhei o cortejo do enterro. Tínhamos muitas reuniões com ele sobre a Pastoral do Menor, então Paulo Freire é uma figura que marca muito minha vida, um grande brasileiro, um grande lutador, o patrono da educação no Brasil. E dos santos, sem dúvida, Santa Dulce dos Pobres é outra figura que marca muito minha vida pela sua luta, pela sua forma de enfrentar a pobreza, a miséria. Gosto muito de um episódio em que Santa Dulce ocupa as casas em Sa...
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SÃO FRANCISCO DE CANINDÉ                      Por LUIZ GONZAGA   Eu vi terra fumaçar Vi graveto estalando o Sol Eu vi o rio virar Um deserto de pedra e pó. A noite se avermelhou De tão quente o céu e o chão Meu povo se encomendou Esperando o fim do sertão. Dê um jeito, meu São Francisco Foi assim que pedi com fé De repente choveu bonito O rio encheu de fazer maré. Só pode mesmo julgar Que não é exagero meu Pessoa de boa fé Ou então quem por lá viveu. É triste se acompanhar O sertão secar e morrer Compensa a graça de Deus O milagre do renascer. Obrigado, meu São Francisco Louvo a Deus sua sagração Tenha sempre a seu cuidado O povo humilde do meu sertão. Não precisa prometer Ele ajuda a quem tem fé Fazer bem é seu poder São Francisco em Canindé.
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  ONTEM À NOITE EU TIVE UM SONHO Por JORGE ESCHRIQUI Ontem eu tive um sonho ao me deitar à noite. Sonhei que encontrei São Francisco em pleno sertão do Nordeste brasileiro. Sentou-me ao meu lado em um lajedo de pedras. Perguntei-lhe: "Não há perigo de se esconder pedras aqui? Normalmente as cobras no sertão costumam se esconder nas frestas destas grandes rochas e pedras por aqui?". Então, ele me respondeu: "Caro irmão, por onde anda a sua fé ao longo da sua vida? A sua dor não aumentou a sua crença na existência de um Ser Superior e em milagres?". Eu lhe pedi desculpas. E ele me respondeu: "Irmão, peças desculpas ou perdão ao Senhor, não a mim. A minha oração já expressa que é perdoando que se é perdoado. Jamais guardei mágoas, ódios ou rancores mesmo daqueles que durante a minha passagem na forma humana e física por este mundo. Se não era capaz de perdoar o meu próximo, por mais difícil que fosse, como poderia ser capaz de desejar que as minhas ofensas à...